ESG é uma iniciativa implementada pela ONU que visa incluir responsabilidades de cunho ambiental, social e de governança nas práticas organizacionais. Assim, busca-se tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e diminuir a degradação do meio ambiente, por exemplo. Para isso, foram criados os três pilares do ESG.
Se você deseja descobrir mais informações sobre os três pilares do ESG, ou seja, o que cada letra dessa sigla significa, continue acompanhando este artigo. Assim, você conseguirá saber de tudo sobre esse assunto!
Quais os três pilares do ESG?
A sigla ESG se refere a três critérios de avaliação de performance das empresas. Tais critérios são:
- Environmental (Ambiental): políticas e práticas voltadas para a conversação do meio ambiente, como gestão de resíduos e ações de produção limpa;
- Social (Social): tratamento com os atores que participam direta ou indiretamente das atividades organizacionais, como os colaboradores, os fornecedores e a comunidade, no que diz respeito às condições de trabalho e a inclusão social;
- Governance (Governança): as práticas de administração da empresa, ou seja, de gestão do negócio, como a transparência das atividades desempenhadas, ações éticas, disponibilização de dados de performance, entre outros.
Portanto, o “E” da sigla consiste nas práticas corporativas da empresa voltadas para o meio ambiente. Alguns exemplos são atividades que melhoram a eficiência energética ou conservam os recursos naturais.
Já o “S” é voltado para o tratamento adequado dos colaboradores e atores indiretos. Ele visa o seguimento dos direitos humanos e a promoção da diversidade e da inclusão.
Por fim, o “G” consiste nas atividades de gestão do negócio, com práticas éticas e transparência de dados e informações. Portanto, a sigla “ESG” volta-se para esses três pilares organizacionais.
Cada vez mais, a prática de ESG tem se tornado importante no meio empresarial. Isso porque o mundo corporativo e a sociedade em geral tem prezado pela prática de atividades responsáveis e sustentáveis. Isso porque os agentes têm observando os impactos ambientais, sociais e de governança provocados pelas empresas de maior influência.
Além disso, os stakeholders têm se interessado mais em investir, fornecer ou auxiliar empresas que apresentam práticas responsáveis e sustentáveis em termos ambientais, sociais e de governança. Sendo assim, empresas, que seguem as práticas ESG, têm se destacado no mercado.
Quais os benefícios do ESG?
Com uma grande quantidade de empresas adotando as práticas de ESG, espera-se ter diversos benefícios, tanto em termos ambientais quanto em termos sociais, como:
- Ambiente de trabalho mais inclusivo com os colaboradores;
- Redução da emissão de gases do efeito estufa;
- Diminuição do índice de desmatamentos;
- Conservação da rica biodiversidade do planeta;
- Garantia dos direitos humanos para trabalhadores;
- Melhoria da qualidade de vida das pessoas das comunidades locais.
São diversos os benefícios proporcionados pelas práticas ESG. Portanto, é fundamental que, cada vez mais, médias e grandes empresas adotem tais práticas. Assim é possível melhorar o ambiente em que vivemos.
Então, gostou dessa postagem da H4Money sobre os três pilares do ESG? Se sim, aproveite para comentar e compartilhar esse conteúdo tão interessante!