A organização das finanças pessoais é fundamental para levar uma vida tranquila. Isso porque tal organização ajuda a ter controle das finanças, facilitando o alcance de metas de médio e longo prazo.
Se você deseja descobrir estratégias eficientes para organizar as suas finanças pessoais, acompanhe este artigo sobre gestão financeira. Dessa forma, você se tornará uma pessoa mais próspera em termos financeiros!
Defina o seu custo de vida
O primeiro passo para organizar as suas finanças pessoais é definir o valor total das despesas necessárias para manter o seu padrão de vida atual. Em tais despesas, é necessário incluir os valores de transporte, alimentação, educação, saúde, entre outros.
Portanto, liste as suas despesas mensais, assim como os seus respectivos valores. Posteriormente, some esses valores, e considere o valor total do seu custo de vida por mês. Por fim, compare esse valor com o que você fatura mensalmente, identificando se você está alcançando um ponto de equilíbrio, sem gastar mais do que ganha.
É válido ressaltar que o custo de vida tende a variar bastante entre as pessoas, principalmente se essas forem de regiões diferentes. Portanto, esse valor é bastante subjetivo, e você não deve compará-lo com o custo de vida das outras pessoas.
Estabeleça metas financeiras
A definição de metas financeiras é fundamental para conquistar os seus objetivos de médio e longo prazo. Para estabelecê-las, recomendamos que analise a sua atual situação financeira, construindo um balanço patrimonial simples (com seus ativos, passivos e patrimônio líquido).
Defina as suas metas e estime os custos para alcançá-las. Posteriormente, estabeleça um plano de ação para conquistar o valor necessário para atingir tais metas. Se necessário, defina algumas estratégias de investimento, por exemplo, para conseguir um bom retorno financeiro.
Evite gastos desnecessários
Evitar gastos desnecessários é fundamental para organizar a vida financeira de qualquer pessoa. Portanto, antes de realizar qualquer compra, avalie se você realmente precisa fazê-la. Afinal, muitas vezes, compramos algum item somente pelo impulso, não analisando a sua necessidade.
Além disso, considere o seu esforço para conseguir o dinheiro e veja se vale a pena realizar tal compra. Dessa forma, você realizará as compras de forma mais consciente e sem tomar decisões impulsivas.
Vale ressaltar que a ideia de evitar gastos desnecessários também deve ser aplicada em compras “pequenas”, uma vez que uma grande quantidade de compras de baixo valor pode afetar bastante as suas finanças.
Guarde uma reserva de emergência
É fundamental que qualquer pessoa tenha uma reserva de emergência, visto que imprevistos acontecem. Com um dinheiro guardado, inclusive, você consegue levar uma vida muito mais tranquila, em termos financeiros.
A ideia de evitar gastos desnecessários afeta diretamente a possibilidade de obter uma reserva financeira. Isso porque, sem os gastos desnecessários, é possível poupar dinheiro e, dessa forma, construir a sua reserva financeira.
E aí, gostou das nossas finanças de como organizar as finanças pessoais? Confira também os outros artigos da H4Money sobre educação financeira e comente e compartilhe este artigo para os seus amigos!