Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é a inadimplência, seja de qual for o setor. Esse problema afeta diretamente a situação financeira da organização, uma vez que impacta negativamente o fluxo de caixa, compromete o crescimento organizacional e prejudica a realização de pagamentos da própria empresa. Por isso, é importante fazer a gestão de inadimplência.
Pensando em como a inadimplência pode afetar negativamente a empresa, decidimos apresentar estratégias para reduzir os casos de inadimplência na sua empresa e garantir uma boa saúde financeira para a sua organização. Vamos lá?
O impacto da inadimplência nos negócios
A inadimplência afeta o fluxo de caixa dos negócios, uma vez que a previsão é de uma maior entrada de recursos financeiros, porém, a organização recebe uma menor quantia.
Dificuldade no cumprimento das obrigações financeiras
Essa menor entrada de recursos no fluxo de caixa gera um desequilíbrio nas finanças. Isso faz com que a organização não consiga cumprir com as suas próprias obrigações financeiras. Nesse caso, a folha salarial ou o pagamento de fornecedores, por exemplo, podem ser impactados.
Aumento de custos operacionais com financiamentos e empréstimos bancários
Em casos de inadimplência, as empresas costumam fazer financiamentos e empréstimos bancários para cumprir com as suas obrigações financeiras. Esses empréstimos e financiamentos levam ao pagamento de juros, o que aumenta os custos operacionais da organização.
Diminuição da capacidade de investimento para o crescimento organizacional
Quando as empresas sofrem com inadimplência, essas redirecionam os seus recursos, incluindo o capital "separado" para o crescimento e expansão da empresa, para cumprir com as suas obrigações financeiras.
Tal ação para cobrir os pagamentos da empresa diminui a sua capacidade de investimento para promover o crescimento organizacional.
Com falta de dinheiro para investimento, as empresas não conseguem expandir. Elas também não conseguem criar novos serviços ou produtos, contratar novos colaboradores e aumentar a sua competitividade no mercado.
Gestão de inadimplência: estratégias para prevenir a inadimplência
Para prevenir a inadimplência, você pode implementar algumas estratégias na sua empresa. Veja algumas opções:
- Criação de políticas claras de crédito: dentro das políticas de crédito, inclua a análise de perfil do cliente, a definição dos dias de pagamento com antecedência e a implementação de multas em casos de atraso;
- Análise do perfil dos clientes antes de conceder crédito: é importante verificar a capacidade de pagamento de cada cliente e o seu histórico financeiro, antes de conceder crédito. Uma opção interessante é consultar os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa;
- Solicitação de garantias ou entrada inicial: em casos de concessão de crédito de alto valor, solicite uma garantia para o seu cliente. Essa garantia pode ser um seguro ou caução. Em alguns casos, você também pode solicitar para o cliente uma quantia de entrada.
Essas são algumas estratégias para diminuir os riscos e prevenir inadimplências na sua empresa. Vamos implementá-las para obter um melhor equilíbrio no fluxo de caixa?
Como lidar com clientes inadimplentes?
Se o cliente já estiver inadimplente, existem algumas formas amigáveis de lidar com ele para facilitar a realização do pagamento atrasado. As estratégias para lidar com clientes inadimplentes são as seguintes:
- Técnicas de cobrança amigável: o tratamento respeitoso e empático é fundamental para o cliente continuar mantendo um relacionamento com a empresa e ter maior interesse em pagá-la. A cobrança pode ocorrer através de mensagens ou ligações
- Registro e contrato formal: para evitar possíveis conflitos, crie um contrato com nome do cliente, valor, data de pagamento e multa em caso de atraso. Esse registro também proporciona maior segurança jurídica;
- Renegociação e parcelamento: nos casos em que os clientes informarem que estão em uma situação financeira delicada, apresente opções de renegociação e parcelamento. Se o cliente for de longo prazo, verifique a possibilidade de dar um bom desconto.
Essas são as melhores formas de lidar com o cliente para manter uma relação positiva e obter o pagamento inadimplente. Assim, a sua empresa tem mais chances de entrar em equilíbrio no fluxo de receitas e despesas.
Ferramentas para gestão de inadimplência
Para gerir, com maior organização, os casos de inadimplência da sua empresa, use a automação a seu favor. Então, utilize softwares de gestão financeira, que apresentam a função de visualização de pagamentos inadimplentes, como o programa da H4money.
Essa automatização promovida pelo software da H4money permite que você visualize os pagamentos inadimplentes através de relatórios financeiros.
Dicas para manter um fluxo de caixa saudável mesmo com inadimplentes
Para manter um fluxo de caixa saudável mesmo com casos de inadimplências, faça duas coisas: tenha uma reserva financeira para cumprir com as suas obrigações financeiras em períodos de déficit de fluxo de caixa e para emergências; e ofereça benefícios para os clientes que anteciparem seus pagamentos, incentivando-os a pagarem antecipadamente.
E aí, gostou de descobrir as melhores estratégias para reduzir os casos de inadimplência na sua empresa? Esperamos que a gestão de inadimplência da sua organização se torne muito mais eficiente com a implementação das nossas dicas!