O planejamento financeiro é fundamental para qualquer empresa, pois permite que as suas finanças sejam controladas, se tenha informações sobre a saúde financeira da empresa, e se tome as melhores decisões quanto ao seguimento das atividades do negócio.
Vamos descobrir quais são os 5 passos para montar o planejamento financeiro para o seu negócio? De antemão, já antecipo que a definição de metas, a análise de receitas e despesas, o uso de ferramentas, a integração do planejamento ao seu dia a dia e a revisão periódica são fundamentais para o resultado eficiente desse planejamento!
Definição de metas financeiras de curto, médio e longo prazo
O primeiro passo para conseguir se planejar financeiramente é o estabelecimento de metas. Isso porque os objetivos direcionam as tomadas de decisões e as ações a serem executadas. Tais objetivos devem ser de curto, médio e longo prazo:
✅ Curto prazo (objetivos a serem cumpridos até 1 ano) Metas a serem cumpridas de forma imediata. Essas metas podem ser diminuição de custos operacionais, aumento do faturamento mensal, entre outros.
✅ Médio prazo (objetivos a serem cumpridos entre 1 e 5 anos) Metas a serem cumpridas em, no máximo, 5 anos. Essas metas podem ser o aumento da equipe, a abertura de uma nova filial, entre outros.
✅ Longo prazo (objetivos a serem cumpridos com um prazo acima de 5 anos) Metas a serem cumpridas em um prazo acima de 5 anos. Essas metas são voltadas ao futuro da empresa, podendo ser a consolidação do mercado, o crescimento sustentável, entre outros.
Vale ressaltar que esses objetivos devem ser alcançáveis, mensuráveis e relevantes para a empresa. Além da necessidade dos objetivos serem bem definidos, eles devem ter prazos pré-estabelecidos para serem alcançados.
Como analisar receitas e despesas?
Todos os gestores devem analisar as receitas e despesas das suas empresas. Para análisá-as, é necessário fazer o seguinte:
- Registrar as movimentações empresariais: controle as entradas (receitas) e saídas (despesas) da sua empresa;
- Classificar as receitas e despesas: faça uma classificação, separando as categorias em folha de pagamento, aluguel, investimentos, serviços e vendas;
- Calcular os indicadores financeiros: faça análises com os indicadores de lucratividade, fluxo de caixa e margem de contribuição;
- Identificar gastos desnecessários: avalie quais gastos podem ser "removidos", sem que as atividades empresariais sejam comprometidas.
Seguindo o que foi estabelecido na lista acima, você consegue analisar as receitas e despesas da sua empresa com bastante eficiência.
Ferramentas e métodos para acompanhar o desempenho financeiro
Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para acompanhar o desempenho financeiro da sua empresa. Com isso, você consegue controlar as finanças e tomar as melhores decis~pes para o seu negócio. Segue a lista de ferramentas financeiras:
- Softwares de gestão financeira: alguns programas ajudam na organização financeira, como o software da H4money;
- Planilhas financeiras: as planilhas financeiras atendem às necessidades de negócios de médio porte. Tais planilhas podem ser o Google Sheets ou o Excel;
- Enterprise Resource Planning (ERP): existem sistemas integrados que ajudam na organização financeira da empresa.
Além disso, os métodos de acompanhamento são fluxo de caixa (possibilita o acompanhamento das movimentações de receitas e despesas), DRE (possibilita a verificação do lucro e prejuízo da empresa em um determinado período) e indicadores financeiros (possibilita o acompanhamento através de métricas, como margem de lucro, liquidez e ROI (retorno sobre investimento)).
A importância de revisar e ajudar o planejamento financeiro periodicamente
O planejamento financeiro precisa ser revisado e ajustado de forma periódica para que os objetivos organizacionais sejam alcançados e a saúde financeira da empresa seja mantida.
Tal prática é importante porque o mercado encontra-se em constante mudança, o que exige que o planejamento seja ajustado conforme as variações que ocorrem.
Essa revisão também ajuda a verificar determinadas mudanças específicas, como o aumento de um custo ou uma possível diminuição na receita, por exemplo.
Além disso, podem surgir outras necessidades organizacionais ou essas podem ser modificadas. A alteração do planejamento financeiro de acordo com essas necessidades também ajuda no alcance dos objetivos organizacionais.
Essa revisão também permite que se analise a situação financeira da empresa, aumentando o controle nesse setor. Tal revisão possibilita que você visualize todas as entradas e saídas do fluxo de caixa e verifique a lucratividade do seu negócio.
Dicas para integrar o planejamento financeiro à gestão do dia a dia
Para que as metas financeiras sejam alcançadas com mais eficiência, é importante incluir as atividades alinhadas ao planejamento financeiro no seu dia a dia. Veja o que pode ser feito:
- Defina metas diárias e semanais: realize tarefas que facilitem o alcance dessas metas;
- Use ferramentas de gestão financeira: a H4money permite que você acompanhe a situação financeira da sua empresa em tempo real, possibilitando que tome as melhores decisões;
- Acompanhe o fluxo de caixa diariamente: o acompanhamento regular do fluxo de caixa permite que você controle melhor as finanças, analise a disponibilidade de recursos financeiros, garanta que as despesas não ultrapassem os valores pré-estabelecidos e tome as melhores decisões.
Então, gostou das dicas dos 5 passos de como montar um planejamento financeiro para o seu negócio? Se curtiu a postagem, comente e compartilhe!