Você sabe qual é o seu perfil? O perfil é estabelecido de acordo com a personalidade e com os objetivos do investidor. Assim, é possível verificar a tolerância ao risco e escolher um investimento adequado.
Tipos de Perfil de Investidor
Para descobrir qual é o seu perfil, algumas perguntas são comuns às instituições financeiras fazerem:
- Como você avalia seu conhecimento sobre investimentos?
- Qual é o seu objetivo ao investir?
- Por quanto tempo você deseja manter o seu investimento?
- Com que frequência você pretende utilizar uma nova estratégia para os seus investimentos?
À partir das respostas, recomenda-se investimentos que tenham o perfil igual ou mais conservador do que o perfil do cliente.
Existem 3 tipos de perfil do investidor: conservador, moderado, arrojado ou agressivo. Veja abaixo de forma detalhada cada um:
Conservador
Possuem maior aversão ao risco – isto é, investem em produtos que apresentam nenhum ou baixo risco, mesmo que isso signifique uma rentabilidade menor.
Tipos de investimento recomendado: Tesouro direto, CDB, LCI, LCA etc.
Moderado
Há um equilíbrio entre rentabilidade e risco. Assumem riscos mas não abrem mão da segurança do patrimônio. Investem tanto em renda fixa, mais seguro, como também em outros tipos de médio risco.
Tipos de investimento recomendado: Tesouro direto, fundos de renda fixa, debêntures, CRI, CRA etc.
Arrojado ou agressivo
Não possuem aversão ao risco. Estão dispostos as incertezas para ter maior rentabilidade – podem perder parte do seu patrimônio em nome disso. A maior parte das ações estão em renda variável.
Tipos de investimento recomendado: Tesouro direto, fundos de renda fixa, CRI, CRA, debêntures, fundo multimercados, fundos de ações, ações etc.
Como começar a investir?
Depois de entender melhor sobre investimento e o perfil de investidor, é hora de colocar a mão na massa! Veja este passo-a-passo:
Qual é o seu objetivo?
Estabeleça um objetivo pelo qual você quer investir. Casa, carro, estudos, o que motiva aplicar esse dinheiro? Dessa forma saberá o quanto gostaria de obter em determinado período.
- Quanto deve investir?
Com objetivo determinado, você deverá verificar sua capacidade financeira, o quanto pode se comprometer e a quantia necessária para o prazo estipulado.
Realize um planejamento financeiro, é importante manter constância nas aplicações para atingir a meta. Lembrando que há possibilidade de aportes mensais e também únicos, que aplica o capital uma vez apenas, o que não significa que será deixado de lado.
- Quais são os tipos de investimento?
Existem títulos públicos, títulos privados e ações da bolsa de valores. Neste post você descobrirá o que é mais vantajoso para você. Vamos te ajudar neste tema, fique tranquilo.
Verifique todas as opções no mercado e busque informações com algum profissional da área. Como o mercado está mudando constantemente, não há garantia de que algo teve um bom retorno terá novamente.
- Instituição financeira ou banco?
O banco vende seus próprios produtos, enquanto a corretora de valores possui um leque de ofertas. E qual é o melhor? Depende.
A corretora possui mais alternativas e pode oferecer taxas de rentabilidade mais atrativas. Não deixe de comparar, a internet facilita muito a pesquisa.
E ai?
Conseguiu descobrir qual o seu perfil?
Quer saber mais sobre investimentos? Clica aqui e saiba sobre Como investir, Como investir, Riscos, dicas e principais tipos de investimento!