O fluxo de caixa é importante para negócios de pequeno, médio e grande porte. Isso porque o acesso aos seus dados possibilita um maior controle financeiro e, consequentemente, um melhor planejamento das finanças.
Então, vamos aprender a criar um fluxo de caixa eficiente para o seu negócio? Veja, a seguir, mais informações sobre tal criação e obtenha o fluxo de caixa mais eficaz para a sua gestão empresarial!
Qual a importância do fluxo de caixa?
A implementação do fluxo de caixa é importante para todas as empresas. Isso porque essa ferramenta de finanças auxilia nos seguintes aspectos:
- Controle financeiro: sabe-se exatamente quanto entra e sai da empresa, em determinado período, através do acompanhamento;
- Planejamento financeiro: o fluxo de caixa permite prever as situações financeiras futuras, seja de um superávit ou um déficit nas contas empresariais, possibilitando um melhor planejamento financeiro;
- Tomadas de decisões: com as informações e dados obtidos, pode-se tomar decisões mais assertivas sobre diversas situações, seja a contratação de um novo funcionário, a abertura de uma nova filial, etc.
Com isso, você pode manter a saúde financeira do seu negócio. Além disso, você apresenta uma maior responsabilidade com as finanças da sua empresa. Vale ressaltar que tal responsabilidade é vista com "bons olhos" pelos investidores e pelos bancos, por exemplo.
Como estruturar um fluxo de caixa corretamente?
A estrutura correta necessita da plena organização das entradas e saídas de dinheiro. Para isso, considera-se um período de tempo. Veja como fazer a estruturação corretamente:
- Defina o período da análise: dia, semana, quinzena ou mês;
- Liste as entradas da sua empresa: as entradas podem ser vendas de produtos ou serviços, recebimentos de clientes, rendimentos, empréstimos recebidos, entre outros;
- Liste as saídas da sua empresa: as saídas podem ser pagamento de fornecedores, folha de pagamento, impostos, aluguel, água, luz, entre outros;
- Faça a estrutura do fluxo de caixa, contendo todas as referências das entradas e saídas: pode-se fazer essa estrutura do Excel, no Google Sheets, ou em plataformas de gestão financeiras pagas, como a H4money;
- Calcule o saldo: diminua o valor da saída ao da entrada de dinheiro;
- Verifique o saldo final: deve-se verificar se o saldo final resultou em um valor positivo ou negativo.
Ao final, é importante analisar os resultados e, se achar necessário, fazer projeções. As projeções podem ser feitas com os dados de contas a pagar e a receber, parcelamentos futuros, previsões de vendas e despesas, entre outros.
Quais ferramentas utilizar para um controle financeiro mais eficiente?
Para fazer a gestão empresarial da sua empresa, você pode utilizar diferentes ferramentas e até mesmo combiná-las. Uma opção interessante é utilizar o Excel, que é um software popular, simples e que apresenta diversas ferramentas.
Além disso, você também pode utilizar um programa de gestão financeira ainda mais completo. A H4money disponibiliza todos os seus dados financeiros, em apenas um lugar. Ela apresenta plano de contas, demonstrativo, painel para visualizar os resultados, entre outros.
E aí, gostou dessas informações sobre o fluxo de caixa? Sem dúvidas, essas informações irão melhorar a gestão empresarial da sua empresa! Se curtiu o conteúdo, comente e compartilhe!