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Ciclo PDCA: Saiba como aplicá-lo na sua empresa!

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 05 Set, 2023

Há diversas estratégias que podem ser implementadas em uma empresa a fim de promover melhorias em seus processos. Uma dessas estratégias é o ciclo PDCA, que gera melhoria contínua, havendo as etapas de planejamento, execução, verificação e correção.

Inclusive, o ciclo PDCA é uma das estratégias mais eficientes quando falamos em aumento da qualidade e produtividade dos processos organizacionais. Então, deseja saber mais informações sobre o ciclo PDCA? Para isso, acompanhe este artigo!

O que é um ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é um método utilizado pelas empresas com o intuito de promover a melhoria contínua nas atividades organizacionais. Tal metodologia é formada por quatro etapas, as quais se relacionam e compõem um ciclo. Essas etapas constam a seguir:

  • Planejar (Plan): essa é a primeira etapa do ciclo PDCA. Na fase “Plan”, o gestor deve identificar os problemas/gargalos existentes na empresa, definir objetivos e metas e criar um plano a fim de alcançar tais propósitos;
  • Fazer (Do): essa é uma das principais etapas do ciclo, uma vez que o “Do” consiste em aplicar o plano definido na etapa anterior. Nessa etapa de execução, o foco é fazer com que o plano de ação seja implementado de acordo com o planejamento definido anteriormente;
  • Verificar (Check): após a execução do plano, os gestores devem verificar se os resultados obtidos foram conforme os objetivos determinados na primeira etapa. Dessa forma é possível definir se o plano executado foi eficiente ou não;
  • Agir (Act): se o plano tiver apresentado falhas durante a sua execução, a correção deve ser realizada na etapa “Act”.

É válido ressaltar que o ciclo PDCA é um método que deve ser implementado de forma contínua, interativa e flexível. Afinal, como o nome já diz, esse método consiste em um “ciclo”, não havendo fim. Além disso, tal método pode ser aplicado em diferentes áreas da organização, como gestão de projetos e gestão da qualidade.

Como se aplica o ciclo na empresa?

Para aplicar o ciclo PDCA na empresa, o gestor deve seguir as suas etapas, que foram citadas anteriormente. Portanto, no item “Plan”, é necessário que os colaboradores da organização identifiquem uma área ou um processo organizacional que apresente gargalos e necessite de melhorias.

Diante disso, esses colaboradores devem definir uma meta para a resolução de tal gargalo. A partir dessa meta, um planejamento detalhado deve ser desenvolvido, com todas as ações que devem ser realizadas para alcançar a meta.

Com a identificação do problema, a definição da meta e o planejamento detalhado “em mãos”, chegou a hora de executar o plano! Na etapa “Do”, os gestores da empresa devem executar as ações conforme o plano.

Após o “Do”, ou seja, depois de executar as ações planejadas, a próxima etapa consiste no “Check”. Nessa etapa, o gestor deve analisar os resultados e compará-los com os objetivos definidos na primeira etapa. Assim, pode-se verificar se a execução promoveu o impacto desejado na organização.

Em casos de falhas ou desvios na execução do plano, a etapa “Act” entra em ação. Nesse caso, essa etapa é responsável por identificar as causas das falhas ou desvios e aplicar ações corretivas. Assim, o ciclo PDCA é aplicado continuamente nas organizações.

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