Ir para o conteúdo

fundamentos

Educação financeira: os 4 pilares

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 19 Set, 2023

A educação financeira é um método de adquirir os conhecimentos necessários para tomar decisões mais responsáveis e eficazes sobre o dinheiro. Assim, as pessoas, que conhecem a educação financeira, conseguem poupar, investir e gastar dinheiro de forma mais inteligente.

Você deseja adquirir mais conhecimento acerca da educação financeira? Então, acompanhe este artigo, pois abordaremos sobre os 4 pilares da educação financeira para capacitá-lo acerca dos conceitos financeiros básicos!

Qual a importância da educação financeira?

A educação financeira é importante porque ajuda as pessoas a tomarem decisões inteligentes em relação ao seu dinheiro. Com o conhecimento obtido através da educação das finanças, as pessoas conseguem gerenciar as suas finanças pessoais, realizando investimentos e empréstimos e planejando o orçamento de forma eficaz.

Isso porque a educação financeira ensina os conceitos financeiros para as pessoas, permitindo que elas tomem as melhores decisões sobre como gastá-lo, investi-lo e economizá-lo. Além disso, a educação das finanças ensina técnicas de como as pessoas podem se prevenir de possíveis dívidas.

Um dos pontos fortes da educação das finanças é o ensino sobre o planejamento financeiro, indicando como as pessoas devem se planejar a curto e longo prazo. Os planejamentos de curto prazo incluem a compra de um item de valor acessível. Já os de longo prazo correspondem à compra de um carro ou até mesmo de uma casa, por exemplo.

Tal habilidade também faz com que as pessoas tenham conhecimento suficiente para fazer os melhores investimentos. Assim, essas pessoas podem fazer o dinheiro trabalhar para elas - e não elas trabalharem para ter dinheiro. Dessa forma, pode-se acumular riqueza ao longo dos anos.

Os quatro pilares da educação financeira

Os quatro pilares da educação financeira são: reconhecer, registrar, revisar e realizar. Vamos entendê-los melhor? Acompanhe, a seguir.

Reconhecer

O primeiro pilar da educação das finanças é “reconhecer”. Esse passo consiste em identificar os problemas financeiros existentes na sua vida. Além disso, nesse passo, você deve definir quais são as suas prioridades em termos financeiros e os objetivos que pretende alcançar através da educação.

Registrar

O segundo pilar é “registrar”. O registro de tudo é fundamental para planejar e controlar as finanças. Portanto, faça o registro de todos os valores recebidos, gastos, investidos, emprestados, entre outros. É fundamental ter conhecimento sobre o dinheiro que entra e sai do seu “caixa” pessoal!

Revisar

A revisão é outro pilar importante da educação das finanças. A análise e a revisão das informações e dos dados financeiros são tarefas importantes para quem deseja se organizar financeiramente. Nessa revisão, você pode, inclusive, encontrar problemas e definir o que deseja mudar na sua vida financeira.

Realizar

Depois de fazer tudo isso, é necessário aplicar todo o planejamento financeiro pré-estabelecido. É nesse momento que você deve cortar gastos, aplicar o seu dinheiro nos investimentos mais interessantes, entre outros.

E aí, gostou de descobrir quais são os 4 pilares da educação financeira? Se sim, comenta e compartilha este artigo da H4Money!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Ciclo PDCA: Saiba como aplicá-lo na sua empresa!

Ciclo PDCA: Saiba como aplicá-lo na sua empresa!

por: Isabella Herculano05 Set, 2023

O ciclo PDCA é um método de melhoria contínua que deve ser aplicado nas organizações que querem promover qualidade e produtividade!

Leia mais
Imagem decorativa do post O que fazer para organizar as finanças pessoais?

O que fazer para organizar as finanças pessoais?

por: Isabella Herculano12 Set, 2023

Organizar as finanças pessoais é fundamental. Saiba as melhores estratégias para se organizar em termos financeiros!

Leia mais
Imagem decorativa do post Margem de contribuição: o que é e como calcular?

Margem de contribuição: o que é e como calcular?

por: Isabella Herculano17 Ago, 2023

A margem de contribuição é um índice importante para qualquer empresa. Saiba o que é e como calculá-la para aplicar na sua organização!

Leia mais
Imagem decorativa do post Índices de rentabilidade: o que são e quais os tipos?

Índices de rentabilidade: o que são e quais os tipos?

por: Isabella Herculano17 Mai, 2023

Os índices de rentabilidade indicam o rendimento da empresa para o bolso do empreendedor. Saiba como calculá-los!

Leia mais