Ir para o conteúdo

fundamentos

Formação de preço: o que é e como fazer!

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 27 Jun, 2023

Não é fácil definir o preço do produto a ser vendido. Afinal, é preciso que o preço esteja de acordo com o mercado. Além disso, é fundamental obter lucratividade com a venda do produto para que a empresa dê continuidade às suas atividades. Sendo assim, é preciso realizar a formação de preço.

A formação de preço nada mais é do que a precificação de um produto. Sendo assim, essa estratégia ajuda a empresa a definir um preço competitivo para os seus produtos, considerando o percentual de lucratividade.

Portanto, o valor deve superar/cobrir os custos e despesas e proporcionar uma margem de lucro para o empreendedor. Para simplificar esse processo de formação de preço, foram criadas estratégias - assim como as suas respectivas fórmulas. Veja mais informações sobre o assunto, a seguir!

O que é formação de preço?

A formação de preço é o método utilizado para definir o preço de venda de um produto. Esse preço deve ser estabelecido de modo a cobrir os custos e despesas operacionais referentes ao produto e gerar lucro para a empresa, possibilitando que o empreendimento cresça com saúde financeira.

Em resumo, a precificação é uma estratégia utilizada para definir um preço competitivo para o mercado e lucrativo para a empresa. Isso porque através dessa estratégia é possível calcular o preço do produto a ser vendido de forma eficiente com o registro detalhado dos gastos relacionados à produção do produto, a margem de lucro e as pesquisas de mercado.

Quais os tipos de formação de preço?

Para definir o preço do produto, considera-se seus custos, despesas e lucro pretendido. Após isso, é necessário definir o tipo de formação de preço desejado. Assim é possível estabelecer o preço do produto de forma eficiente.

Margem de contribuição

Esse método também é conhecido pelo termo ‘ganho bruto’. Isso porque, em primeiro lugar, tem-se informação acerca dos gastos relacionados ao produto, para posteriormente, definir o valor de venda com base nessas informações. A fórmula da margem de contribuição é a seguinte:

valor das vendas - (custos variáveis + desespesas variáveis)

Concorrência

Para definir o preço do produto conforme a concorrência é preciso realizar uma pesquisa de mercado em relação ao preço dos produtos iguais ou similares vendidos no mercado. Assim, pode-se obter informações acerca do preço médio cobrado no mercado para cobrar um valor dentro da realidade.

Vale ressaltar que nesse tipo de precificação, também é necessário considerar os custos e despesas ligadas ao produto a fim de que não se tenha nenhum prejuízo.

Markup

No método Markup, o objetivo é definir um preço para o produto considerando todas as suas despesas - ou seja, as fixas e variáveis. Para isso, deve-se calcular as despesas e a margem de lucro pretendida com a venda do produto. Por isso, a fórmula do markup é a seguinte:

100/[100 - (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]

Lucro

Para utilizar o método lucro para a formação de preço é preciso, de antemão, definir o lucro pretendido com a venda do produto e os seus custos. Por isso, a precificação baseada no lucro é a seguinte:

preço do produto = (custo + lucro pretendido) / (1 - impostos - tarifa de venda)

E aí, qual foi o método de formação de preço que mais gostou? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe este artigo!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post O que fazer para organizar as finanças pessoais?

O que fazer para organizar as finanças pessoais?

por: Isabella Herculano12 Set, 2023

Organizar as finanças pessoais é fundamental. Saiba as melhores estratégias para se organizar em termos financeiros!

Leia mais
Imagem decorativa do post Tesouro direto: o que é e como investir?

Tesouro direto: o que é e como investir?

por: Isabella Herculano11 Jul, 2023

O tesouro direto é um tinvestimento disponibilizado pelo Tesouro Nacional. Ele possui baixo risco e é bastante democrático. Saiba mais!

Leia mais
Imagem decorativa do post Quais são os três pilares do ESG?

Quais são os três pilares do ESG?

por: Isabella Herculano20 Out, 2023

Os pilares do ESG envolvem o meio ambiente, o social e a governança. Saiba mais sobre esse assunto com este artigo!

Leia mais
Imagem decorativa do post Educação financeira: os 4 pilares

Educação financeira: os 4 pilares

por: Isabella Herculano19 Set, 2023

A educação financeira é necessária para qualquer pessoa que queira planejar os seus ganhos e gastos. Saiba quais são os 4 pilares!

Leia mais