Para que qualquer profissional cresça financeiramente, é importante que ele tenha noção de conceitos e práticas de finanças, como gestão financeira para cabeleireiros. Afinal, o seu trabalho é a sua fonte de renda e nada mais justo do que ter controle nesse âmbito.
Se você é cabeleireiro, saiba que existem algumas estratégias de gestão financeira que se pode seguir para facilitar o controle do seu capital. Veja, a seguir, quais são essas ferramentas para controlar as suas finanças e elevar o seu patrimônio!
Defina o seu capital de giro
O capital de giro nada mais é do que a soma dos custos e despesas (ou seja, do que se tem a pagar) menos os recursos financeiros em caixa. Sendo assim, o capital de giro é o dinheiro disponível em caixa para comprar produtos, realizar pagamentos e dar seguimento às suas atividades profissionais.
Para ser mais preciso, o capital de giro é o montante financeiro que o cabeleireiro precisa ter “em mãos” para manter a boa saúde financeira do seu negócio, sendo o dinheiro necessário para manter as atividades do salão de beleza. Portanto, lembre-se: defina o seu capital de giro e sempre o mantenha disponível para comprar os produtos necessários, cumprir com as obrigações financeiras, entre outros!
Controle o capital com o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a ferramenta financeira responsável por registrar todas as entradas e saídas. Portanto, cada prestação de serviço e recebimento de dinheiro devem ser registrados, assim como cada pagamento, seja de custos ou despesas.
Isso é importante para verificar os principais gastos, a lucratividade e o dinheiro que se tem disponível. Por isso, é recomendado calcular o fluxo de caixa todos os dias. Assim, pode-se ter uma visão geral do negócio, tanto diariamente quanto mensalmente.
Em relação ao registro de custos e despesas da prestação dos serviços, não esqueça: inclua todos os gastos diretos e indiretos - como produtos, impostos e telefone - no seu fluxo de caixa. Assim, você poderá controlar o seu negócio financeiramente com bastante eficiência!
Defina o preço da prestação dos seus serviços
Saber precificar a prestação do seu serviço é bastante importante, afinal é preciso obter lucratividade ao realizar um corte, uma escova ou um procedimento químico capilar, não é mesmo?
Para definir o preço é necessário considerar o valor cobrado pelos concorrentes, os custos e despesas relacionados com a prestação do serviço e o preço que os clientes estão dispostos a pagar.
Sendo assim, defina as despesas e os custos necessários para a prestação do serviço - seja produto, energia, entre outros - e faça o rateio e defina o percentual de lucratividade na prestação do seu serviço. Assim, você conseguirá definir um preço apropriado para fazer cada procedimento capilar.
Reinvista o seu capital financeiro
Reinvestir o capital financeiro é importante para o seu negócio crescer e você se capacitar como profissional. Portanto, “pegue” parte do capital e invista no seu salão de beleza, melhorando a estrutura e comprando produtos melhores. Além disso, se especialize profissionalmente, fazendo cursos na sua área. Essa é uma forma investir para aumentar a sua lucratividade, mesmo que indiretamente.
Para isso, é importante definir um percentual do faturamento voltado para o reinvestimento. Por exemplo, você pode separar 5% do valor total do faturamento para guardar, e quando tiver um bom capital guardado, usá-lo para melhorar a estrutura do seu negócio e para realizar cursos de profissionalização.
Use ferramentas de gestão financeira para cabeleireiros que simplifiquem a sua vida
As ferramentas e plataformas online podem ser grandes aliadas quando não se tem tempo para realizar essas atividades de gestão financeira para cabeleireiros. Então, use a tecnologia financeira para controlar os seus gastos, definir o faturamento do seu negócio e descobrir a sua lucratividade.
Por fim, não esqueça: respeite o princípio da entidade, pois o capital da pessoa jurídica deve ser separado do da pessoa física Uma boa opção para isso é definir, antecipadamente, o seu pró-labore. Assim, você consegue estabelecer um salário fixo e incluí-lo no seu balanço patrimonial.
E aí, gostou de descobrir as melhores dicas de gestão financeira para cabeleireiros? Se gostou do conteúdo, comente e compartilhe com pessoas que se interessam ou possuem dúvidas sobre o assunto!