Ir para o conteúdo

extra

Ferramenta 5S: Saiba como aplicá-la na sua empresa!

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 06 Set, 2023

Se você deseja melhorar o seu ambiente de trabalho, o segredo é aplicar a ferramenta 5S. Tal estratégia de melhoria contínua foi criada no Japão e consiste em considerar os sensos de organização, autodisciplina, padronização, utilização e limpeza.

Você deseja saber mais sobre a ferramenta 5S? Se sim, acompanhe este artigo para saber mais sobre cada “S” e como aplicar essa estratégia japonesa na sua empresa a fim de promover a sua eficiência, organização e segurança!

O que é a ferramenta 5S da qualidade?

Os princípios da ferramenta 5S possuem o objetivo de promover a satisfação dos colaboradores, a qualidade dos produtos e serviços e a produtividade das atividades organizacionais. Veja, a seguir, o que cada “S” significa:

  • Seiri (utilização): diz respeito à análise dos materiais utilizados na empresa, uma vez que os materiais não usados devem ser descartados. Dessa forma, os espaços podem ser otimizados e o problema de desordem consegue ser resolvido;
  • Seiton (organização): se refere à organização do ambiente de trabalho. Esse “S” indica que é necessário dispor os materiais de forma eficiente e organizada. Assim, quando você quiser encontrar um item específico, logo o achará;
  • Seiso (limpeza): esse “S” se refere à manutenção do ambiente de trabalho, de modo a deixá-lo limpo e organizado;
  • Seiketsu (padronização): criação de procedimentos padronizados a fim de utilizar as melhores práticas no desempenho das atividades organizacionais;
  • Shitsuke (autodisciplina): diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade e autodisciplina no ambiente organizacional. Dessa forma, todos os colaboradores da organização serão estimulados a seguir a ferramenta 5S.

Dessa forma, a empresa consegue se tornar mais produtiva e eficiente, melhorando a qualidade do desempenho das atividades organizacionais. Portanto, vale a pena incluir a ferramenta 5S na sua empresa, assim como outras estratégias organizacionais japonesas, como o ciclo PDCA.

Como aplicar os 5S na empresa?

Para que os diretores e colaboradores de uma organização implementem a ferramenta 5S, é necessário que se tenha planejamento, execução e manutenção. Dessa forma, tal estratégia pode ser implementada com eficiência.

Colaboração da equipe da empresa

Em primeiro lugar, é necessário que a alta direção da empresa se comprometa com a aplicação dessa ferramenta. Dessa forma, todos os recursos necessários para a sua implementação serão disponibilizados para os colaboradores.

A equipe também deve se conscientizar da importância da implementação do 5S e deve se dedicar à aplicação dessa ferramenta no ambiente organizacional. Para isso, a empresa deve disponibilizar treinamentos, palestras motivacionais e monitorar as ações de seus funcionários.

Assim, os funcionários da empresa terão amplo conhecimento dos benefícios da implementação do 5S e se envolverão com a implementação dessa ferramenta. Portanto, é fundamental o compromisso de todos para a implementação do 5S.

Implementando a ferramenta 5S na prática

Em relação ao senso de utilização, é fundamental que diretores e colaboradores determinem os materiais e itens necessários - e os não necessários - para as suas atividades. Os itens não necessários devem ser descartados para otimizar o espaço.

Sobre o senso de organização, os itens devem ser organizados de forma eficiente. Cada item deve ser guardado em um lugar específico e de fácil acesso. Uma dica é identificar as caixas e prateleiras com etiquetas durante o armazenamento para facilitar a identificação.

A respeito do senso de limpeza, os diretores e colaboradores devem manter as áreas de trabalho limpas, se responsabilizando pelos seus ambientes de trabalho. Além disso, todos devem ser autodisciplinados e responsáveis no desempenho das suas atividades e no seguimento da ferramenta 5S. Por fim, os procedimentos devem ser padronizados.

Então, gostou de conhecer os princípios da ferramenta 5S e os seus benefícios para a organização? Aproveite para implementá-los na sua empresa ou no seu ambiente de trabalho. Além disso, se gostou deste conteúdo, comente e compartilhe!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Top 5 livros sobre educação financeira

Top 5 livros sobre educação financeira

por: Isabella Herculano23 Ago, 2023

Os livros são fundamentais para aprendermos sobre algum assunto. Sendo assim, veja os top 5 melhores livros sobre educação financeira!

Leia mais
Imagem decorativa do post Gestão financeira para cabeleireiros: 5 dicas!

Gestão financeira para cabeleireiros: 5 dicas!

por: Isabella Herculano09 Mai, 2023

Os profissionais devem fazer a gestão financeira do seu negócio. Saiba como deve ser feita a gestão financeira para cabeleireiros!

Leia mais
Imagem decorativa do post Dividend Yield: o que é e qual o ideal?

Dividend Yield: o que é e qual o ideal?

por: Isabella Herculano16 Ago, 2023

O dividend yield é uma das métricas mais importantes a ser analisada antes de fazer um investimento. Saiba mais sobre esse assunto!

Leia mais
Imagem decorativa do post Quais os títulos de renda fixa?

Quais os títulos de renda fixa?

por: Isabella Herculano08 Ago, 2023

Os investimentos de renda fixa são os queridinhos por quem deseja realizar aplicações financeiras mais previsíveis. Veja quais são!

Leia mais