No momento de fazer investimentos, é fundamental analisar alguns aspectos da ação, como fazer uma avaliação de risco e retorno, calcular os custos de investimento e criar planejamento fiscal… Com todas essas informações é possível obter dados concretos e definir se vale a pena ou não realizar determinado investimento. Uma das métricas mais populares de avaliação de risco e retorno é o Dividend Yield.
Através dessa medida financeira é possível analisar, especificamente, o retorno financeiro gerado por um investimento. Então, quer saber mais informações sobre essa métrica? Veja, a seguir, o seu conceito e qual o percentual de Dividend Yield ideal!
O que significa o Dividend Yield?
O Dividend Yield é a medida financeira utilizada para indicar o percentual que uma empresa paga em dividendos para os acionistas, considerando o preço da sua ação. Sendo assim, o famoso DY indica o retorno do investimento recebido, ou seja, os dividendos, baseando-se no preço da ação.
A fórmula geralmente utilizada para fins de cálculo do Dividend Yield é:
(Dividend per Share/Price per Share) x 100%
Para tal fórmula, considera-se que o Dividend per Share é o valor total dos dividendos de uma ação, considerando um período específico. Além disso, o Price per Share é o preço da ação. Sendo assim, essa fórmula consiste em dividir o valor dos dividendos pelo valor da ação e encontrar um percentual, o qual consiste no Dividend Yield.
Então, vamos a um exemplo? Supõe-se que o valor da ação da empresa XYZ é R$ 40,00 e o dividendo é de R$ 2,00/ano. Aplicando na fórmula, descobrimos que o Dividend Yield de tal ação é 5%. Sendo assim, a empresa paga um dividendo de 5% em relação ao preço da ação.
Por isso, muitos investidores, antes de comprarem ações, analisam o histórico do DY das empresas. Assim, eles podem avaliar se o Dividend Yield é estável ou imprevisível, alto ou baixo, entre outros. Porém, sabe-se que para avaliar se a compra de uma ação é positiva ou não, é preciso analisar também outras métricas, além do DY
Qual é o ideal?
Não existe um Dividend Yield ideal, uma vez que há um percentual mais indicado para cada tipo de situação, considerando o perfil do investidor, o cenário econômico, os objetivos financeiros, os riscos inerentes, entre outros. Além disso, também é necessário analisar as condições de mercado e o contexto econômico. Portanto, deve haver uma análise completa tanto da empresa quanto do mercado financeiro.
Porém, apesar de não haver um Dividend Yield ideal, é indicado que esse percentual esteja acima de 100% do CDI. As empresas que oferecem ações com esse percentual conseguem pagar bons dividendos para o investidor. Portanto, analise o percentual e outros fatores financeiros a fim de realizar um bom investimento.
Então, gostou de descobrir como funciona essa métrica de DY? Com isso, você pode tomar as melhores decisões no momento de fazer um investimento! Se curtiu o nosso artigo, continue acompanhando o nosso blog, e comente e compartilhe as nossas postagens!