O mercado de tecnologia é inovador e dinâmico e apresenta constantes mudanças. Para manter a competitividade em tal mercado é fundamental acompanhar essas mudanças através de investimentos na área de TI. Porém, um pré-requisito para investir nesse mercado é ter capital, o que exige uma boa gestão de finanças para TI.
Através de uma boa gestão financeira, o profissional ou a empresa de TI consegue diminuir os riscos financeiros, realizar projeções para o futuro, tomar boas decisões para a sua carreira/negócio, controlar as suas finanças e até mesmo ter capital guardado para situações de emergência.
Se esse é o seu objetivo, que tal ler o nosso artigo sobre finanças para TI? Acompanhe as nossas dicas de como gerenciar o seu dinheiro e ter bons resultados financeiros no seu negócio de tecnologia!
Defina os seus custos e despesas de finanças para TI
O controle de entradas e saídas é fundamental para qualquer negócio. Isso porque é necessário controlar o dinheiro recebido e gasto a fim de determinar o lucro final e verificar se a empresa se encontra em uma situação financeira positiva. A partir dessa informação é possível tomar as melhores decisões para a organização.
Para controlar as entradas e saídas é importante, antes de mais nada, definir os custos e despesas financeiras, tanto os fixos quanto os variáveis. Sendo assim, defina todos os gastos relacionados à sua empresa, que possuem relação direta com a atividade desempenhada (custos) e os necessários para a manutenção da organização (despesas).
Colhendo tais informações, você terá o valor das saídas. Posteriormente, é fundamental que você defina o valor recebido, contabilizando o capital que consta no caixa e no banco. Dessa forma, diminuindo o valor de entrada pelo da saída em determinado período, você terá informações sobre a lucratividade do seu negócio.
Realize os investimentos em tecnologia necessários
É fundamental que os profissionais da área de TI realizem investimentos contínuos, uma vez que o mercado de tecnologia exige que os negócios desse segmento estejam em constante inovação. Portanto, para não “ficar para trás” nesse mercado, realize os investimentos necessários, seja a compra de um novo equipamento ou a contratação de um serviço mais eficiente, como o de internet.
Vale ressaltar que tais investimentos não são gastos supérfluos ou desnecessários para o seu negócio. Cada vez que você investe em “algo” mais tecnológico para a sua empresa de TI, essa será mais bem vista no mercado e manterá a sua competitividade em relação à concorrência. Portanto, tais gastos são fundamentais para o crescimento do seu negócio!
Planeje o seu futuro financeiro
O planejamento financeiro é importante para qualquer negócio, principalmente quando falamos de futuro. Afinal, você deseja que a sua empresa se mantenha no mercado por longos anos, não é mesmo? Para isso, o planejamento das suas finanças é fundamental.
Um exemplo disso é se você precisa comprar novos equipamentos devido à ampliação da cartela de clientes. Para comprar esses equipamentos e manter a qualidade dos seus serviços, é preciso planejar tal aquisição.
Sendo assim, defina o valor dos equipamentos, o tempo necessário para conseguir apurar esse capital e os métodos para poupar dinheiro. Com um planejamento financeiro eficiente, logo você conseguirá comprar os equipamentos necessários para a ampliação da sua empresa!
Estipule metas financeiras a serem alcançadas
O sonho de qualquer empreendedor é ver a sua empresa crescendo conforme o tempo passa, não é mesmo? Para que ocorra tal crescimento, é importante definir metas. Por exemplo, você pode impor um um crescimento de 5% ao ano. A partir da estipulação da meta, você definirá os meios necessários para alcançá-la, ou seja, estratégicas eficientes.
Controlando o presente e definindo metas financeiras para o futuro, você conseguirá colher bons frutos no seu negócio de TI. Então, gostou das nossas dicas de finanças para TI? Se curtiu o conteúdo, comente e compartilhe!