Ir para o conteúdo

extra

Finanças comportamentais: objetivos e pilares!

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 20 Jun, 2023

As teorias das finanças comportamentais acreditam que a emoção afeta a decisão financeira de um indivíduo. Diante disso, essa teoria enfatiza que as pessoas devem pensar mais racionalmente a fim de tomar as melhores decisões, de modo a “deixar de lado” o impacto negativo provocado pela emoção nas decisões financeiras.

Dessa forma, as teorias das finanças comportamentais buscam amenizar problemas relativos às atitudes impulsivas e falta de avaliação de riscos. Assim, o indivíduo consegue analisar a situação de forma mais eficiente e racional, o que impacta positivamente nas suas tomadas de decisões.

Interessante, não é mesmo? Se você deseja saber mais informações sobre finanças comportamentais, acompanhe este texto. Aqui, falaremos sobre os objetivos das finanças comportamentais, assim como os seus pilares.

Qual o objetivo das finanças comportamentais?

As finanças comportamentais objetivam entender como os aspectos psicológicos e emocionais impactam na decisão final do consumidor, compreendendo a relação entre psicologia e economia. Assim, essa área busca compreender quais os aspectos considerados pelo indivíduo no momento de gerir as suas finanças, ou melhor, de tomar as suas decisões relacionadas às finanças.

Inclusive, essa teoria estuda o motivo de muitas pessoas realizarem altos gastos desnecessários, ou seja, sem nenhuma razão aparente. Assim, busca-se entender as emoções que estão por “detrás” dessa decisão tomada. Dessa forma, compreende-se como a emoção afeta a decisão financeira das pessoas.

Estudando sobre finanças comportamentais e compreendendo quais são as emoções que afetam as suas decisões financeiras, os indivíduos conseguem decidir com “mais inteligência”. Assim, diante de alguma circunstância que exige solução, eles buscam obter mais informações e analisar os riscos financeiros; e com mais conhecimento acerca da situação é possível tomar a decisão de forma mais acertada, ou seja, com fundamentação e conhecimento técnico.

Quais são os três pilares dessa teoria?

Há algumas teorias de finanças comportamentais que a embasam, e essas são chamadas de pilares. Os três pilares das finanças comportamentais são:

  • Heurística: essa teoria da economia comportamental enfatiza que as pessoas tomam as suas decisões através de atalhos mentais, ou seja, busca tomá-las a partir de conceitos mais simples, mas que nem sempre são os mais acertados;
  • Homo Economicus: essa teoria afirma que as pessoas tomam as suas decisões financeiras através de interesses próprios e de forma objetiva;
  • Vieses Comportamentais: essa teoria indica que os fatores psicológicos afetam as tomadas de decisões, o que pode impactar negativamente o planejamento financeiro.

A partir de tais teorias, busca-se compreender a relação entre a emoção e as decisões financeiras tomadas pelas pessoas, e o que pode ser feito para que elas decidam, em termos financeiros, de forma mais racional a fim de tomar decisões mais acertadas.

Interessante, não é mesmo? Se gostou do nosso artigo sobre finanças comportamentais, comente e compartilhe este texto com pessoas que se interessam por economia comportamental!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Finanças para TI: saiba como gerenciar o seu dinheiro!

Finanças para TI: saiba como gerenciar o seu dinheiro!

por: Isabella Herculano18 Jul, 2023

É importante que qualquer profissional realize o seu controle financeiro. Você sabe como gerir as finanças para TI? Veja nossas dicas!

Leia mais
Imagem decorativa do post Finanças verdes: como funciona e como investir em green bonds?

Finanças verdes: como funciona e como investir em green bonds?

por: Isabella Herculano04 Jul, 2023

As finanças verdes alinha o sistema financeiro à ideia de sustentabilidade. Portanto, consiste na ideia de investir em projetos sustentáveis.

Leia mais
Imagem decorativa do post Ferramenta 5S: Saiba como aplicá-la na sua empresa!

Ferramenta 5S: Saiba como aplicá-la na sua empresa!

por: Isabella Herculano06 Set, 2023

A ferramenta 5S objetiva melhorar o ambiente da empresa de forma contínua, otimizando o espaço e tornando as atividades mais eficientes.

Leia mais
Imagem decorativa do post Top 5 livros sobre educação financeira

Top 5 livros sobre educação financeira

por: Isabella Herculano23 Ago, 2023

Os livros são fundamentais para aprendermos sobre algum assunto. Sendo assim, veja os top 5 melhores livros sobre educação financeira!

Leia mais