Ir para o conteúdo

analise

Quais são as vantagens e desvantagens da renda variável?

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 10 Out, 2024

A renda variável é um dos tipos de investimentos que mais chamam a atenção das pessoas. Afinal, é possível obter um alto retorno financeiro com esse tipo de investimento.

Vantagens de ter uma renda variável 💸

A renda variável apresenta muitas vantagens, e a principal delas é obter um retorno maior do que a renda fixa. A seguir, listamos as principais vantagens de ter uma renda variável:

  • Maior rentabilidade;
  • Maior variedade de opções de investimentos;
  • Maior facilidade de investimento.

A maior rentabilidade é a principal vantagem de investir em uma renda variável. No mercado financeiro, os investimentos variáveis apresentam retornos mais altos do que as aplicações financeiras em renda fixa por conta das maiores taxas de juros.

Enquanto a renda fixa possui um retorno fixo e previsível, a renda variável apresenta mais risco de mercado - e, em compensação, mais chances de ganhar dinheiro, principalmente se os ativos valorizarem.

As oportunidades de investimento da renda variável também são melhores. Por exemplo, você pode investir no mercado de ações, se tornar sócio de uma empresa e "ver" o seu capital crescer junto com o crescimento dessa empresa.

Além disso, as opções de investimentos em renda fixa são muito mais limitadas. Alguns exemplos de aplicações financeiras variáveis são: criptomoeda e câmbio.

É possível realizar os investimentos em renda variável sem precisar sair de casa, sendo necessário apenas acessar um home broker (ambiente online que possibilita a realização de investimentos). Para fazer a escolha certa, recomendamos que contrate uma corretora segura.

Desvantagens de realizar um investimento variável 💰

Apesar da possibilidade de ter um maior retorno financeiro, o investimento variável apresenta algumas desvantagens. Essas estão descritas, a seguir:

  • Maior risco de mercado;
  • Necessita de maior conhecimento em mercado financeiro;
  • Oscilação de mercado;
  • Maiores custos.

O investidor, que faz aplicações variáveis, fica mais exposto aos riscos devido às incertezas desse tipo de investimento. Diferente da renda fixa, que possui garantias, como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o investimento variável não apresenta nenhuma segurança.

Isso significa que você precisa estar preparado para o risco, podendo ganhar bastante dinheiro - ou perdê-lo. Geralmente, os investidores, que fazem investimentos variáveis, são mais "avançados" e apresentam um maior conhecimento no mercado financeiro.

Para aplicar o seu dinheiro em investimentos variáveis, recomendamos que você estude bastante sobre as ações e os fundos, por exemplo. Isso porque é importante ter conhecimento sobre o mercado financeiro atual. Assim, você conseguirá investir na ação que terá melhor retorno financeiro, por exemplo.

Esse tipo de mercado também tende a oscilar bastante. Em um primeiro momento, você pode ter um bom retorno financeiro e pensar que fez um bom negócio. Porém, nos meses posteriores, esse retorno pode "cair" e fazê-lo perder dinheiro. Por isso, é preciso sempre se manter atento ao mercado - sabendo a "hora certa" de aplicar o seu dinheiro e retirá-lo do investimento.

Os investimentos variáveis tendem a apresentar maiores custos, como tributos e tarifas. É preciso pagar imposto de renda, corretagem e várias outras taxas.

E aí, gostou de adquirir todo esse conhecimento sobre as vantagens e desvantagens da renda variável? Se curtiu o nosso artigo, comente e compartilhe!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Quais são as estratégias para aumentar a receita da empresa?

Quais são as estratégias para aumentar a receita da empresa?

por: Isabella Herculano11 Out, 2024

Existem várias estratégias eficientes, que ajudam a aumentar a receita da empresa. Vamos conhecê-las para aumentar a sua lucratividade?

Leia mais
Imagem decorativa do post Método SMART: objetivos e como fazer!

Método SMART: objetivos e como fazer!

por: Isabella Herculano13 Set, 2023

O método SMART é uma estratégia eficiente para definir os objetivos organizacionais. Saiba mais sobre esse método!

Leia mais
Imagem decorativa do post Taxa interna de retorno: como calcular e analisar?

Taxa interna de retorno: como calcular e analisar?

por: Isabella Herculano13 Jun, 2023

A taxa interna de retorno serve para conferir o retorno financeiro gerado por uma organização após a realização do investimento.

Leia mais
Imagem decorativa do post Guia completo sobre Balanço Patrimonial

Guia completo sobre Balanço Patrimonial

por: Isabella Herculano23 Mai, 2023

Os relatórios financeiros servem para ajudar a ter uma visão geral sobre a empresa. Então, saiba como fazer um balanço patrimonial!

Leia mais