A receita é um indicativo da situação financeira da empresa. A partir da receita, pode-se avaliar o desempenho financeiro da organização, definir um planejamento organizacional e tomar decisões estratégicas. Muitas pessoas conhecem a receita fixa, mas não sabem o que é receita variável.
Se você também não conhece o conceito de receita variável, vamos descobrir essa definição juntos? Acompanhe este artigo e descubra o que é renda variável e como fazer o seu cálculo!
Expandir o mercado
Para aumentar a receita da empresa, você pode aplicar estratégias para aumentar o seu número de clientes, conquistando novos mercados geográficos ou demográficos.
Para isso, você pode criar novas contas online para ampliar a sua presença no meio digital, investir na abertura de novas lojas e usar em novos canais de vendas. Essas são formas eficientes para expandir o seu mercado.
Reter mais clientes para aumentar a receita da empresa
A retenção dos clientes é importante para manter ou aumentar a receita da sua empresa. Para isso, busque implementar estratégias para fidelizar os seus clientes, seja criando programas de fidelidade, oferecendo descontos para os clientes ou oferecendo promoções de produtos ou serviços.
Além disso, personalize o seu atendimento ao cliente e mantenha tal qualidade. Assim, o cliente ficará mais satisfeito e o seu negócio conseguirá fidelizá-los. Isso aumentará as chances de que ele compre novamente na sua loja ou contrate de novo o seu serviço, por exemplo.
Aumentar o ticket médio de vendas
Utilize estratégias que ajudem a aumentar o valor gasto por cliente nas compras, seja vendendo produtos "premium" ou realizando "vendas complementares" ou "vendas adicionais", que são o cross-selling e o upselling, respectivamente.
Na estratégia cross-selling, você pode oferecer produtos complementares no momento da venda. Assim é possível aumentar o ticket médio da venda. Esses produtos complementares podem ser acessórios ou garantias, por exemplo.
Já na estratégia upselling, você pode incentivar os seus clientes a comprarem pacotes de produtos ou serviços ou as suas versões mais caras. Essas são ótimas estratégias de gestão empresarial para aumentar o seu ticket médio de vendas.
Melhorar a eficiência operacional para aumentar a receita da empresa
Para aumentar a lucratividade, você pode aplicar estratégias para reduzir os custos operacionais - mas sem diminuir a qualidade dos produtos ou serviços.
Uma alternativa eficiente é otimizar os processos de produção ou serviços para reduzir os custos. Assim é possível aumentar a margem de lucro e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Se necessário, também faça o seguinte:
- Ajuste os preços dos produtos ou serviços do seu negócio com uma boa estratégia de precificação;
- Invista no marketing digital para atrair leads qualificados;
- Desenvolva marketing de conteúdo;
- Realize publicações pagas, usando estratégias SEO e aplicando estratégias de marketing;
- Disponibilize promoções para os seus clientes;
- Realize análise de dados para tomar as melhores decisões;
- Conheça o seu público alvo, acompanhando a jornada do cliente e promovendo a satisfação do cliente;
- Analise o mercado com estratégias de benchmarking;
- Acompanhe o fluxo de caixa e outros dados financeiros.
E aí, gostou de conhecer as melhores estratégias para aumentar a receita da empresa e manter a sua saúde financeira? Se você curtiu o conteúdo, compartilhe o texto com quem também gosta de aprender sobre negócios!