Quando se inicia uma discussão sobre economia, investimentos ou finanças, logo a palavra “taxa selic” vem à tona. Isso ocorre porque essa taxa impacta diretamente a economia, e consequentemente, o “mundo dos investimentos”.
Diante da importância da taxa selic, você ficou curioso para saber o que é e como tal taxa impacta as finanças? Então, continue acompanhando este artigo para saber mais e se tornar um excelente investidor!
O que é Taxa Selic?
A taxa Selic é o juros básico da nossa economia. Sendo assim, qualquer variação dessa taxa afeta as taxas de juros existentes no Brasil - como a de financiamentos, empréstimos, investimentos, entre outros. Sabendo disso, já é possível ter uma ideia acerca da sua importância, não é mesmo?
O nome “Selic” é uma sigla para o nome “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”. Esse sistema é gerido pelo BC (Banco Central), sendo responsável pelas negociações dos títulos públicos federais do Tesouro Nacional.
De acordo com as compras e vendas de títulos realizadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia é possível determinar a taxa Selic. Dessa forma, essa taxa é um índice médio das operações financeiras - de compra e venda de títulos públicos - realizadas pelo Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, sendo estabelecida diariamente.
Como essa taxa impacta as finanças?
Já que a taxa Selic é a taxa básica de juros, podemos imaginar que o seu impacto é grandioso, não é mesmo? Na verdade, essa taxa foi criada em 1979 com o intuito de controlar a inflação.
Isso porque, através dela, o Banco Central implementa estratégias que resultam na alta ou baixa da inflação. Dessa forma é possível ter um maior controle sobre a economia brasileira, facilitando o seu crescimento.
Veja melhor como essa taxa é capaz de impactar as suas finanças, afetando a economia do Brasil e o bolso do brasileiro:
Diminuição da Taxa Selic | Aumento da Taxa Selic |
Acessibilidade do crédito | Estabilidade ou baixa do preço dos itens |
Aumento da inflação | Aumento dos juros do crédito |
Portanto, os índices da taxa básica de juros afetam diretamente o mercado, impactando a economia. Inclusive, essa taxa influencia os preços dos produtos que você adquire, podendo diminuí-los ou aumentá-los. Além disso, pode também influenciar na obtenção de crédito e nos juros aplicados pelas instituições bancárias.
Por isso, é importante que o investidor verifique a taxa Selic diariamente a fim de analisar se vale a pena ou não realizar determinado investimento. Dessa forma é possível realizar as suas aplicações financeiras com mais segurança, aumentando a sua rentabilidade.
É possível verificar informações diárias sobre a taxa Selic no site do Banco Central. Além de acompanhar dados diários no site, você também pode ver o gráfico da meta para no site do BC, o histórico da taxa de juros básica ao longo dos anos, a regulamentação, entre outros.
Então, gostou de descobrir mais sobre a taxa básica de juros e o seu impacto na economia? Se curtiu o conteúdo da H4money, comente e compartilhe!