Para melhorar a gestão financeira da empresa, é primordial ter o controle das despesas fixas e variáveis da organização. O empresário precisa ter conhecimento das despesas relativas aos salários dos funcionários, alugueis, matérias-primas, entre outros.
Para que você estabeleça tal controle, é importante que aprenda, em primeiro lugar, a definição de despesas fixas e variáveis. Então, vamos descobrir esses conceitos? Acompanhe o artigo e saiba mais!
Definição de despesas fixas
As despesas fixas são os custos que as empresas pagam regularmente e independente da sua quantidade de produção e de vendas. Como o seu nome já diz, elas são "fixas".
Mesmo que se tenha a diminuição ou o aumento da quantidade de vendas, as despesas fixas permanecem constantes - não havendo nenhuma variação. Por isso, elas impactam diretamente no fluxo de caixa e na lucratividade da organização.
Se pensarmos em finanças empresariais, alguns exemplos de despesas fixas de uma organização são:
- Salário dos funcionários (salários, férias e benefícios dos funcionários);
- Aluguel dos imóveis (pagamentos por espaços, como de armazéns, lojas e escritórios);
- Depreciação dos ativos, como do mobiliário e dos equipamentos;
- Custos de manutenção preventiva;
- Contas fixas de internet.
As despesas fixas são mais previsíveis do que as despesas variáveis. Elas permitem um melhor planejamento por parte do gestor financeiro da empresa.
Quando o gestor financeiro sabe o valor das despesas fixas de forma exata, ele consegue projetar as receitas e monitorar os custos a fim de diminuí-los. Com isso, ele consegue gerenciar melhor a organização.
É importante que se tenha um planejamento financeiro adequado das despesas fixas, uma vez que elas não variam e permanecem o mesmo valor, ainda que a empresa apresente uma queda de vendas (diferentemente das despesas variáveis, que aumentam se houver um aumento das vendas e vice-versa).
O que são despesas variáveis?
As despesas variáveis são os custos que variam conforme a quantidade de produção ou de vendas da empresa. Essas despesas não são constantes e variam de acordo com o volume de operações.
Como elas variam conforme as operações, essas despesas dependem diretamente do nível de produção de bens ou serviços. Alguns exemplos de despesas variáveis são:
- Matéria-prima;
- Comissão de vendas;
- Embalagens;
- Conta de energia elétrica.
Se ocorre o aumento das vendas ou na produção, essa despesa variável tende a crescer e vice-versa, afetando a taxa de lucratividade, ou melhor, a margem de lucro. Por isso, o controle de despesas variáveis é fundamental para a manutenção da saúde financeira da empresa.
Por que é importante saber as despesas fixas e variáveis?
O conhecimento do montante das despesas fixas e variáveis é importante para definir os preços de venda de forma adequada. Afinal, é necessário definir uma precificação que cubra os custos da empresa e gere lucro.
Para calcular o ponto de equilíbrio da empresa, e identificar se ela está apresentando lucro ou prejuízo, o gestor financeiro precisa, de antemão, ter acesso detalhado aos valores das despesas fixas e variáveis.
O gestor financeiro também consegue tomar melhores decisões estratégicas quando tem acesso aos valores de despesas fixas e variáveis. Assim, ele pode controlar os custos, melhorar as margens de lucro e planejar o orçamento empresarial.
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