Educação financeira: qual a importância?
Cada vez mais, as opções de compra e as oportunidades de investimento têm se diversificado. Isso comprova a importância da educação financeira para a vida de qualquer pessoa. Afinal, com conhecimento financeiro, conseguimos tomar as melhores decisões em relação às finanças.
Então, vamos descobrir como a educação financeira impacta positivamente as nossas tomadas de decisões? Acompanhe este artigo e saiba mais!
A importância da educação financeira
Diante da vasta quantidade de opções de investimentos, objetos de consumo, financiamentos, cartões de crédito, fica difícil fazer a melhor escolha, não é mesmo?
Para isso, existe a educação financeira, que é uma área que proporciona conhecimento suficiente para direcioná-lo para as melhores tomadas de decisão.
A partir da educação financeira é possível ter mais conhecimento sobre riscos, retornos, negociação, dívidas, orçamentos... Com todo esse entendimento é possível analisar cada opção de investimento e financiamento, por exemplo, e identificar o melhor conforme as suas necessidades.
Diante disso, o conhecimento financeiro ajuda bastante nas suas tomadas de decisões, fazendo com que você realize as melhores escolhas para as suas finanças.
Vale ressaltar que tal conhecimento é importante para pessoas de qualquer área, afinal todo mundo precisa gerenciar as suas próprias finanças pessoais.
Como o conhecimento em finanças impacta as nossas tomadas de decisão?
A educação financeira proporciona conhecimento financeiro. Com esse entendimento é possível analisar as diferentes possibilidades de investimento, financiamento, crédito e consumo e identificar qual a opção atende às suas necessidades.
Dessa forma, você consegue conquistar uma boa saúde financeira, definindo o seu orçamento financeiro, tendo controle do que "entra e sai" das suas finanças e quitando dúvidas. Assim, você consegue conquistar até mesmo uma melhor qualidade de vida!
4 pilares da educação financeira
Muitas pessoas não sabem, mas... Você sabia que a educação financeira apresenta 4 pilares?
- Reconhecimento;
- Registro;
- Revisão;
- Realização.
O primeiro pilar é o reconhecimento. Isso significa que você precisa reconhecer a sua atual situação financeira, seja de saldo positivo ou saldo negativo.
Além disso, o segundo pilar é o registro, que indica a necessidade de registrar tudo o que "entra" e tudo o que "sai" do seu fluxo de caixa pessoal.
Já o terceiro pilar é a revisão, que indica a necessidade de revisar as suas contas financeiras. Por fim, o último passo é analisar a situação, tomar as melhores decisões e agir para melhorar a sua atual situação financeira!
Adquirindo conhecimento financeiro
Se você está em busca do tão sonhado conhecimento financeiro, temos algumas dicas de como aprender sobre finanças de forma gratuita na internet:
- Cursos gratuitos do Sebrae;
- Aulas disponibilizadas gratuitamente no Youtube;
- Artigos de blogs sobre finanças, como a H4money.
Os cursos do Sebrae são excelentes, sendo indicados tanto para gestão de finanças pessoais quanto para negócios. Além disso, o portal do Sebrae também conta com vídeos e textos que podem ajudá-lo bastante!
Se você precisa de apoio financeiro para o seu negócio, você também pode contar com a H4money. Somos uma plataforma de gestão financeira que automatiza os seus processos financeiros!
E aí, gostou do nosso artigo sobre educação financeira e tomada de decisões? Se o nosso conteúdo te ajudou sobre o mundo das finanças, comente e compartilhe!