A alavancagem operacional é um dos índices mais importantes para qualquer organização, uma vez que ele indica como os seus custos fixos e variáveis influenciam os lucros operacionais.
Se você deseja analisar a alavancagem operacional da sua empresa, acompanhe este artigo! Falaremos sobre o conceito dessa palavra e como fazer o cálculo!
O que é alavancagem operacional?
A alavancagem operacional é um índice que apresenta a relação entre os custos fixos e os custos variáveis de uma organização. Assim, o índice de alavancagem avalia como essa relação influencia os lucros operacionais da empresa, considerando as mudanças relativas às vendas e/ou à produção.
De forma mais específica, a alavancagem operacional avalia o quanto o lucro operacional (ou seja, o lucro antes da redução dos juros e dos impostos) é afetado pela variações de vendas ou de produção.
Sendo assim, a fórmula da alavancagem operacional é a seguinte:
Alavancagem operacional = Variação percentual no lucro operacional / Variação percentual nas vendas
Quando o índice de alavancagem da empresa é alto, pequenas alterações nas vendas ou nas operações causam grandes mudanças no lucro.
Geralmente, isso acontece quando a organização apresenta uma grande quantidade de custos fixos. Afinal, um grande percentual de custos fixos faz com que grande parte dos custos da empresa permaneçam constantes. Essa estabilidade é independente da quantidade de vendas ou produção.
Assim, quando se tem o valor total para o pagamento de tais custos fixos, o restante do valor das vendas é considerado lucro. Dessa forma, quando a organização aumenta as suas vendas, essa também apresenta um aumento considerável no seu lucro.
Como funciona o índice de alavancagem?
As empresas, que possuem uma alta alavancagem operacional, conseguem ter um maior potencial de elevar o seu lucro. Elas também correm um maior risco.
Essas empresas, quando têm um aumento nas vendas, apresentam uma maior conversão da receita em lucro. Isso porque, após cobrir os custos fixos, o valor que sobra "vai" para o lucro.
Em contrapartida, quando as empresas têm queda nas vendas, essas apresentam maiores reduções nos lucros, podendo até mesmo haver problemas de prejuízo.
Em resumo, a alta alavancagem operacional amplifica os ganhos e perdas, se houver aumento da quantidade de vendas ou queda na quantidade de vendas, respectivamente.
Assim, quando uma organização, que possui alta alavancagem operacional, alcança o ponto de equilíbrio, cada unidade vendida a mais leva ao aumento do lucro. Tal "característica" apresenta vantagens e desvantagens.
👍
Vantagens
- Maior potencial para aumentar os lucros
- Os lucros podem aumentar rapidamente nos períodos de alta demanda
- Grande parte da receita é transformada em lucro devido alto alto índice de custos fixos
👎
Desvantagens
- Maior risco em períodos de diminuição da quantidade de vendas
- A empresa pode apresentar prejuízos em períodos de baixa demanda
Vale ressaltar que as empresas dos setores de transporte, telecomunicações e manufatura, geralmente, apresentam uma alta alavancagem operacional. Afinal, as organizações desses setores possuem custos fixos altos, sendo voltados para a área de equipamentos e infraestrutura.
Por outro lado, as empresas do setor de serviços costumam ter uma baixa alavancagem. Isso porque essas organizações apresentam uma quantidade maior de custos variáveis em relação à quantidade de custos fixos.
E aí, gostou de descobrir todas essas informações sobre alavancagem operacional? Se este artigo te ajudou a entender sobre o assunto, comente e compartilhe!