Ir para o conteúdo

Fundamentos

Como organizar as finanças pessoais?

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 05 Ago, 2024

A organização das finanças é uma tarefa desafiadora, pois envolve diversas atividades diferentes, como planejamento de investimento e poupança, gerenciamento de dívidas e controle de despesas. Por isso, há uma grande busca por descobrir como organizar as finanças pessoais.

Além disso, é necessário buscar ter conhecimentos básicos em finanças para realizar os investimentos, a poupança de dinheiro e a definição dos orçamentos da forma correta.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como organizar as finanças pessoais. Vamos acompanhar as nossas principais indicações para que você consiga ser mais organizado com o seu dinheiro? Leia o texto!

Analise a sua atual situação financeira

Ativos, dívidas, fontes de receita, custos... Tudo isso deve ser avaliado para que você consiga organizar as suas finanças. Por exemplo, você deve listar todas as suas despesas fixas mensais, podendo ser: internet, aluguel, condomínio, plano de saúde, escola dos filhos, alimentação (supermercado), entre outros.

Além disso, você deve saber quais são todas as suas fontes de receita. Por exemplo, você possui um salário fixo porque trabalha como CLT e também possui outra fonte de renda, que é o trabalho de transporte por aplicativo? Todas as suas fontes de renda devem ser devidamente listadas.

💰 Fontes de receita De "onde" vem o seu dinheiro, ou seja, a sua origem, como salário, rendimento de aplicações financeiras, trabalhos freelancer, entre outros

💵 Dívidas São as obrigações financeiras devedoras. Isso significa que você tomou dinheiro emprestado e deve devolvê-lo em data futura. Alguns exemplos são empréstimos pessoais, cartões de crédito, entre outros

🪙 Despesas Todos os gastos vinculados às suas finanças pessoais. As despesas podem ser fixas, como telefone, eletricidade, água e gás, ou variáveis, como transporte, alimentação e entretenimento

Para completar, é importante que você crie um orçamento em torno das suas fontes de receita, das suas dívidas e das suas receitas. Vale ressaltar que as suas despesas não devem ser maiores do que as suas receitas. Pelo contrário, o ideal é que sempre sobre dinheiro!

Como organizar as finanças pessoais: defina metas futuras!

As suas metas devem ser definidas conforme os seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Essas metas podem ser quitar uma determinada dívida, fazer uma viagem específica ou comprar um bem de alto valor, como um carro ou uma casa, por exemplo.

É importante que as suas metas sejam claras e bem específicas, havendo a determinação do tempo a serem cumpridas e a estipulação de um valor. Com isso, o processo para o cumprimento da meta se torna mais simples!

Por exemplo, você pode determinar que quer comprar um carro daqui a 2 anos e esse automóvel vale R$ 50.000,00. Assim, você estabelece a meta de guardar um valor X por mês para conseguir adquiri-lo daqui a 2 anos. Vale ressaltar que esse planejamento é se você quiser comprar esse carro à vista.

Melhore os seus hábitos financeiros

Para finalizar, se você gasta compulsivamente com itens desnecessários ou simplesmente realiza gastos que estão fora do seu orçamento com uma certa frequência, recomendamos que você modifique os seus hábitos.

Com as mudanças comportamentais é possível ter dinheiro sobrando no final do mês. Assim, você consegue separar uma reserva financeira e aplicar o seu dinheiro em investimentos com um bom retorno financeiro.

Então, gostou deste artigo da H4money? Se você curtiu a proposta deste texto e gostou de descobrir como organizar as finanças, comente e compartilhe o artigo com os seus amigos!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Capital circulante líquido (CCL): o que é e como calcular?

Capital circulante líquido (CCL): o que é e como calcular?

por: Isabella Herculano03 Set, 2024

O capital circulante líquido é um índice importante para verificar a saúde financeira da organização. Vamos descobrir como fazer o cálculo?

Leia mais
Imagem decorativa do post Capital de giro para empresas: qual a importância?

Capital de giro para empresas: qual a importância?

por: Isabella Herculano03 Set, 2024

O capital de giro para empresas é importante para que a organização honre com os seus compromissos financeiros. Vamos saber mais?

Leia mais
Imagem decorativa do post O que é CDI?

O que é CDI?

por: Isabella Herculano06 Ago, 2024

Você sabe o que é CDI? O Certificado de Depósito Interbancário é um dos índices de referência mais importantes para os investimentos.

Leia mais
Imagem decorativa do post Taxa de câmbio: o que é e quais são os seus impactos?

Taxa de câmbio: o que é e quais são os seus impactos?

por: Isabella Herculano06 Ago, 2024

Quer descobrir como organizar as finanças pessoais, como despesas, fontes de receita, ativos e dívidas? Acompanhe este artigo!

Leia mais