Descubra qual o seu Perfil de investidor

Perfil de investimento

Você sabe qual é o seu perfil? O perfil é estabelecido de acordo com a personalidade e com os objetivos do investidor. Assim, é possível verificar a tolerância ao risco e escolher um investimento adequado.

Tipos de Perfil de Investidor

Para descobrir qual é o seu perfil, algumas perguntas são comuns às instituições financeiras fazerem:

  • Como você avalia seu conhecimento sobre investimentos?
  • Qual é o seu objetivo ao investir?
  • Por quanto tempo você deseja manter o seu investimento?
  • Com que frequência você pretende utilizar uma nova estratégia para os seus investimentos?

            À partir das respostas, recomenda-se investimentos que tenham o perfil igual ou mais conservador do que o perfil do cliente. 

Existem 3 tipos de perfil do investidor: conservador, moderado, arrojado ou agressivo. Veja abaixo de forma detalhada cada um:

Conservador

Possuem maior aversão ao risco – isto é, investem em produtos que apresentam nenhum ou baixo risco, mesmo que isso signifique uma rentabilidade menor.

Tipos de investimento recomendado: Tesouro direto, CDB, LCI, LCA etc.

Moderado

Há um equilíbrio entre rentabilidade e risco. Assumem riscos mas não abrem mão da segurança do patrimônio. Investem tanto em renda fixa, mais seguro, como também em outros tipos de médio risco.

Tipos de investimento recomendado: Tesouro direto, fundos de renda fixa, debêntures, CRI, CRA etc.

Arrojado ou agressivo

Não possuem aversão ao risco. Estão dispostos as incertezas para ter maior rentabilidade – podem perder parte do seu patrimônio em nome disso. A maior parte das ações estão em renda variável.

Tipos de investimento recomendado: Tesouro direto, fundos de renda fixa, CRI, CRA, debêntures, fundo multimercados, fundos de ações, ações etc.

Como começar a investir?

Depois de entender melhor sobre investimento e o perfil de investidor, é hora de colocar a mão na massa! Veja este passo-a-passo:

Qual é o seu objetivo?

Estabeleça um objetivo pelo qual você quer investir. Casa, carro, estudos, o que motiva aplicar esse dinheiro? Dessa forma saberá o quanto gostaria de obter em determinado período.

  • Quanto deve investir?

Com objetivo determinado, você deverá verificar sua capacidade financeira, o quanto pode se comprometer e a quantia necessária para o prazo estipulado. 

Realize um planejamento financeiro, é importante manter constância nas aplicações para atingir a meta. Lembrando que há possibilidade de aportes mensais e também únicos, que aplica o capital uma vez apenas,  o que não significa que será deixado de lado.

  • Quais são os tipos de investimento?

Existem títulos públicos, títulos privados e ações da bolsa de valores. Neste post você descobrirá o que é mais vantajoso para você. Vamos te ajudar neste tema, fique tranquilo.

Verifique todas as opções no mercado e busque informações com algum profissional da área. Como o mercado está mudando constantemente, não há garantia de que algo teve um bom retorno terá novamente.

  • Instituição financeira ou banco?

O banco vende seus próprios produtos, enquanto a corretora de valores possui um leque de ofertas. E qual é o melhor? Depende.

A corretora possui mais alternativas e pode oferecer taxas de rentabilidade mais atrativas. Não deixe de comparar, a internet facilita muito a pesquisa.

E ai?

Conseguiu descobrir qual o seu perfil?

Quer saber mais sobre investimentos? Clica aqui e saiba sobre Como investir, Como investir, Riscos, dicas e principais tipos de investimento!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.