O ciclo operacional é um índice importante, que indica quanto tempo é necessário para transformar as operações em caixa. Isso significa que esse ciclo apresenta o tempo necessário para comprar matérias-primas, transformá-las em produtos acabados, vendê-las e receber o pagamento pela sua venda.
Diante de tal importância, vamos descobrir o que é e como calcular o ciclo operacional? Acompanhe este texto e saiba mais sobre esse assunto sobre finanças, que é considerado tão importante!
O que é ciclo operacional?
É o período de tempo que inclui os seguintes processos de uma organização: compra das mercadorias e/ou matérias-primas, venda dos produtos acabados e recebimento do pagamento pela venda.
Portanto, o ciclo é composto das seguintes etapas: compra + venda + recebimento do pagamento. Em resumo, essa é a constituição de um ciclo operacional. A sua descrição está mais clara na explicação, a seguir:
👩🏭
Ciclo de produção
O tempo necessário para comprar insumos e/ou matérias-primas e transformá-los em produtos acabados ou tempo necessário para comprar mercadorias para revenda
🧑💼
**Ciclo de venda
**Tempo necessário para vender os produtos acabados ou tempo necessário para revender as mercadorias
💰
Ciclo de recebimento
O tempo necessário para que as vendas sejam convertidas em dinheiro, ou seja é o prazo de recebimento pelas vendas
A soma desses três períodos (de ciclo de produção, ciclo de venda e ciclo de recebimento) corresponde ao ciclo operacional. Vale ressaltar que muitos gestores utilizam as informações sobre o ciclo operacional para gerir o fluxo de caixa.
Isso porque quanto maior for o ciclo, de mais capital de giro a empresa precisará para cumprir com as suas obrigações financeiras. Afinal, essa organização necessita de mais tempo para transformar o seu investimento em dinheiro, o que diminui o seu índice de liquidez.
Como calcular o ciclo operacional?
Para encontrar o ciclo operacional, você precisa desenvolver um cálculo, certo? A fórmula está descrita, a seguir:
Ciclo operacional = Prazo médio de estocagem (PME) + Prazo médio de recebimento (PMR)
O prazo médio de estocagem indica o tempo médio da empresa vender o seu estoque. A fórmula do PME é a seguinte:
PME = Estoque médio / Custo de mercadorias vendidas (CMV) x 365
O "estoque médio" se refere à média de estoques, desde o início até o final do período. Já o "custo de mercadorias vendidas" se refere ao custo total das mercadorias vendidas nesse mesmo período.
Já o prazo médio de recebimento indica o tempo médio do recebimento dos pagamentos pelas vendas realizadas pela empresa. A fórmula do PMR é a seguinte:
PMR = Contas a receber / Receita de vendas x 365
A "contas a receber" é o valor médio a receber pelas vendas nesse período. Já o "receita de vendas" é o valor total das vendas nesse período.
Realizando essas duas contas, ao final, você precisa apenas somar o PME ao PMR para encontrar o ciclo operacional. Portanto, esse índice ajuda o empreendedor a verificar o prazo necessário para "transformar" os produtos acabados em caixa.
E aí, gostou de descobrir essas informações sobre o ciclo operacional? Comente e compartilhe o texto para ajudar mais pessoas!