A atividade atividades de apoio à agricultura possui a seguinte hierarquia segundo a norma do CNAE:
- Seção: agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura
- Divisão: agricultura, pecuária e serviços relacionados
- Grupo: atividades de apoio à agricultura e à pecuária; atividades de pós-colheita
A seção representa o nível mais amplo e abrange agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura. A seção da atividades de apoio à agricultura é identificada pela divisão agricultura, pecuária e serviços relacionados.
O que é permitido?
As ações da atividades de apoio à agricultura devem estar alinhadas a preparação de terreno, o cultivo e a colheita realizados sob contrato, o serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas, o serviço de poda nas lavouras, o tratamento das lavouras, capinas manuais e químicas (aplicação de herbicidas), o plantio de mudas nos campos de cultivo, o transplante de mudas nos campos de cultivo, a operação de equipamentos e instalações para irrigação.O CNAE atividades de apoio à agricultura abrange ainda mais algumas atividades, como de, obra para o setor agrícola, a locação de máquinas e equipamentos agrícolas com operador.
Essas atividades correspondem à tal CNAE, estando em conformidade com o código de classificação nacional de atividades econômicas. Desempenhando essas atividades permitidas ou abrangidas, a empresa atuará conforme o regime tributário e a legislação brasileira.
O que não é permitido?
O CNAE da atividades de apoio à agricultura não permite colheita (01.63, 6), as atividades de agentes comerciais na intermediação de produtos agrícolas in natura (46.11, 7), os serviços técnicos de agrônomos (74.90, 1), a organização de feiras e shows agropecuários (82.30, 0), a execução e manutenção de jardins e gramados (81.30, 3). Essas atividades não são permitidas, pois não seguem os critérios estabelecidos pelo regime tributário e pela legislação brasileira.
O que é CNAE?
O significado de CNAE é “Classificação Nacional de Atividades Econômicas”. O CNAE é um sistema de códigos que classifica e padroniza as atividades econômicas das empresas e dos profissionais autônomos no Brasil.
Esse sistema de códigos serve para a abertura da uma empresa, pois é necessário escolher um código CNAE, conforme a principal atividade da organização, para registrar a empresa.
O CNAE também serve para o cumprimento com as obrigações fiscais e tributárias, como para o pagamento de alíquotas de impostos e enquadramento, seja no Lucro Real, no Lucro Presumido ou no Simples Nacional.
Por que o CNAE é tão importante?
O CNAE é tão importante porque esse sistema organiza e regula o funcionamento das empresas conforme as suas atividades econômicas, indicando o seu enquadramento tributário adequado e as suas obrigações legais e fiscais, e facilitando o seu acesso a benefícios e incentivos do Governo Federal.
Como escolher CNAE?
Muitas pessoas acham a escolha do CNAE complicada, mas calma, pois estamos aqui para te ajudar. Para escolher o CNAE mais adequado para a sua empresa, siga este passo a passo:
- Identifique a principal atividade econômica da sua empresa;
- Consulte a lista de códigos CNAE no site do IBGE ou da H4money;
- Verifique o enquadramento tributário e as obrigações legais;
- Escolha o CNAE mais adequado para a sua empresa.
Viu como buscar código CNAE pode ser fácil? Em nosso site, você consegue localizar o código CNAE da sua empresa facilmente, sendo necessário apenas escrever a sua atividade econômica.
Precisa de ajuda para definir o CNAE?
Se ainda ficou alguma dúvida sobre melhorar a gestão financeira sobre atividades de apoio à agricultura, não se preocupe! Converse com a nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou acesse o site de busca da H4money para fazer a consulta de CNAE por atividade.
Entre em contato conosco, encontre seu CNAE e garanta que a sua empresa esteja regulada da forma correta! Revolucione a gestão financeira da sua empresa.
O melhor software para otimizar as finanças da sua empresa está aqui! A H4money vai te ajudar a crescer com mais controle financeiro.