Conheça os 7 tipos de orçamento empresarial: Conceitos e exemplos!

Orçamento empresarial

Fazer um orçamento empresarial permite a visualização de diferentes cenários sobre despesas e receitas de um negócio.

Como os desafios de manter uma empresa aberta e saudável são grandes, realizar uma previsão financeira ajuda a ter um preparo melhor para lidar com todas as situações, sejam elas esperadas ou inesperadas.

Quando o espírito é empreendedor, mas a pessoa não entende nada de administração financeira, há algo para ser aprendido que é indispensável para quem quer viver do seu próprio negócio. Isso porque uma empresa não sobrevive somente pela paixão, é preciso organização, planejamento e metas. 

Aqui vai uma dica indispensável, comece pelo começo (“o óbvio precisa ser dito”), traçando os objetivos do seu negócio. E então, é hora de partir para o orçamento empresarial, em outras palavras, separar os investimentos de acordo com cada objetivo a ser alcançado.

O que é orçamento empresarial?

Nada mais é que um planejamento com as despesas e receitas do negócio. Através do orçamento empresarial, o empreendedor consegue prever com clareza, e com ajuda dos números, os passos que sua empresa deve e não deve dar, em determinados períodos, anual ou semestral. 

Nesse planejamento precisa conter o(s) produto(s) ou serviço(s) do seu negócio, o mercado, o preço, as despesas, dentre outras informações que irão mapear as atividades da empresa. 

Ter uma projeção possibilita traçar planos estratégicos. Dessa forma, é extremamente importante que a empresa tenha em mãos o orçamento, para não tomar nenhuma decisão às cegas.

Veja no exemplo abaixo o que a falta de percepção a longo prazo pode gerar: 

Uma empresa é inaugurada e no seu primeiro mês realiza 1.000 vendas. 

  • Esse número pode ser usado como referência para os próximos meses?
  • Seu fluxo de caixa depende inteiramente dessa quantidade de vendas?
  • Será que esse produto não vende mais em determinado período do ano?
  • Esse alto número de vendas não aconteceu por que é uma novidade no mercado?

 

Principais tipos de orçamento empresarial

 

Para auxiliar você nessa tarefa, listamos 7 tipos de orçamentos empresariais que irão nortear os seus investimentos:

  1. orçamento estático;
  2. orçamento variável;
  3. orçamento contínuo;
  4. orçamento ajustado;
  5. orçamento base zero;
  6. orçamento do planejamento estratégico;
  7. orçamento incremental.

 Orçamento Estático

Esse tipo de orçamento não sofre variações durante o processo, ou seja, o valor designado no começo será o mesmo até o fim. O orçamento estático, por ser engessado, em algum momento das atividades da empresa, pode atrapalhar a expansão do negócio. 

Por exemplo, se um empresário estoca um determinado produto para um período específico e acaba vendendo mais do que foi previsto, ele deixa de investir, quando tem essa forma de planejamento, e automaticamente, deixa de ganhar.

 Orçamento Variável

Nesse caso, quando o orçamento é variável ele consegue acompanhar com mais assertividade as atividades da empresa. É como se o orçamento fosse sendo moldado de acordo com cada cenário, em períodos variados. 

Um orçamento variável dá maior chances aos gestores de perceberem as oscilações do mercado e se adequarem a elas. Um exemplo simples seria em períodos de datas comemorativas como Natal, dia das mães, dia dos namorados e outros, quando a demanda por produtos e serviços aumenta. Daí, o empresário investe mais nesses períodos já sabendo que o retorno é garantido. 

 Orçamento Contínuo

Acompanhamento orçamentário mês a mês, fazendo uma projeção dos próximos 11 meses. Ou seja, orçamento contínuo é a atualização contínua do orçamento mensalmente, ou a cada 3 meses ou 6 meses, em um período de um ano ou mais. Este é um modelo bem dinâmico, indicado para empresas que oferecem produtos/serviços voláteis, como a indústria da moda e tecnologia. 

Quando a opção do orçamento empresarial é pelo contínuo, o empresário tem a oportunidade de realizar revisões orçamentárias continuamente, diminuindo possíveis erros e otimizando processos. É controle garantido! 

 Orçamento Ajustado

Flexibilidade é o ponto alto desse tipo de orçamento empresarial. O orçamento ajustado permite o empresário coletar informações de mercado e adaptar o seu orçamento, por isso é tão flexível. Além disso, este método é eficiente para empresas que estão lançando novos produtos/serviços, pois possibilita ajustar o orçamento conforme o retorno.  

Mas atenção! Se sua empresa não tiver uma base sólida, ajustar continuamente o orçamento pode causar algum tipo de instabilidade em outros setores da empresa. 

 Orçamento Base Zero (OBZ)

Neste tipo de orçamento, logo no início do planejamento, tem-se como princípio a diminuição ao máximo dos custos e das despesas. Base zero quer dizer sem desperdícios e excessos, ou seja, orçamento enxuto e direcionado somente para o que é essencial. 

Empresas que estão iniciando suas atividades são automaticamente direcionadas para este método, uma vez que não há dados históricos a serem correlacionados. Porém, ele pode ser utilizado também por empresas que precisam se reposicionar, pois otimiza o orçamento sem se prender a dados passados.  

 Orçamento do Planejamento Estratégico

Planejar e estimar os ganhos e as despesas de um negócio em um determinado período é o principal objetivo de qualquer orçamento empresarial. E quando falamos mais especificamente sobre o orçamento do planejamento estratégico, visa-se planejar todo o orçamento estratégico ao longo de um ano. Ou seja, transformar as estratégias em números e colocá-las dentro do orçamento do ano da empresa. 

Esse tipo de orçamento empresarial se encaixa quando a empresa deseja ampliar horizontes, abrir filiais, já que o risco pode ser maior e há uma necessidade de análises mais profundas e certeiras. 

 Orçamento Incremental

Ao contrário do OBZ, o orçamento incremental se baseia em dados passados da empresa para direcionar o orçamento empresarial. Nesse caso, é feito um levantamento das metas e estratégias abordadas em períodos anteriores e a partir daí tomar decisões. Este tipo de orçamento empresarial é considerado mais fácil e objetivo já que é baseado em fontes reais. 

Muitas empresas optam por este formato pela simplicidade, porém é preciso ter um histórico de atividades da empresa. Esse tipo de orçamento não se aplica aos novos negócios. 

Dito tudo isto, para consolidar as atividades de um negócio, mesmo que exista algum tipo de risco, é possível minimizar estes riscos. O orçamento empresarial possibilita uma visão ampliada das atividades empresariais, baseada em números e em cenários possíveis. 

Por isso, é de suma importância para qualquer empreendedor estabelecer suas metas e otimizar seus investimentos, e isso só é possível através da organização empresarial. E, acredite, tomar decisão amparada em probabilidade e planejamento é bem mais seguro. Difícil é lidar com perdas desnecessárias que podem prejudicar o seu negócio. 

Quais são as etapas do processo orçamentário?


controle-financeiro

Quanto mais informações, mais próximo será da realidade.

O primeiro passo é conhecer a realidade do seu negócio. Analise as oportunidades e os desafios que poderá encontrar.

É importante ter uma análise crítica sobre o negócio, as tendências, como o mercado está se comportando, compreender os custos e suas essencialidades.

Após estabelecido o orçamento com o máximo de informações possíveis, é necessário acompanhar os resultados mensalmente para verificar se estão alinhados à previsão.

Lembre-se: orçamento é sinônimo de previsão, pois permite traçar ações que aliviam em períodos de desafios, como também impulsiona em períodos de oportunidades. 

Defina qual orçamento empresarial é ideal ao seu modelo de negócio!

Controlar as despesas e os ganhos da sua empresa nunca foi tão fácil. Com uma ferramenta de gestão financeira, onde todas atividades empresariais são registradas, fica mais fácil chegar ao sucesso. Portanto, estabeleça metas, reveja gastos, agrega setores, planeja estratégias, e saiba que você não está sozinho. 

A ferramenta vai auxiliar no orçamento empresarial além de tornar a administração do negócio mais leve e assertiva! 

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.