Como conseguir um empréstimo? Dicas, tipos de empréstimo e onde procurar!

Empréstimo

Pedir empréstimo pode ser uma solução para empresas que precisam alavancar o negócio, como também pode ser uma ajuda importante nas situações emergenciais.

Você já ouviu a frase: “Quem não se endivida, não cresce”? Será que é verdade?

Dificilmente uma empresa não precisará solicitar crédito a terceiros em todo seu tempo de exercício. Mas, lembre-se, há gastos envolvidos nessa transação, e essa dívida, quando feita de forma precipitada, pode ser um ponto chave para a falência da empresa. 

A verdade é que quem se endivida pode falir ou pode crescer. Quando se torna uma prática comum da empresa, as operações ficam bem mais caras, o que pode até  comprometer a competitividade no mercado.

Por isso, sempre tenha um bom planejamento financeiro.

Nesta matéria vamos falar sobre os processos envolvendo os pedidos de empréstimos junto às diversas instituições, como também abordaremos as principais modalidades. Você estará pronto para escolher a melhor opção para seu negócio! 

Para que serve um empréstimo? Como funciona?

Empréstimo é uma opção de crédito que possibilita o uso do dinheiro de forma mais flexível, sem justificativas.

Quando há uma finalidade, como a compra de um carro, estamos falando de financiamento. Esta modalidade não oferece dinheiro de forma direta, mas financia uma compra. Neste caso, as taxas de juros são menores, visto que a instituição financeira tem como garantia o próprio bem, até que a dívida seja toda quitada.

Quanto mais riscos uma instituição financeira entender que há na concessão de recursos, mais difícil será a captação de dinheiro pelo cliente. E mais  caro será também!

É sobre esses riscos que será calculada a taxa de juros, o valor que será disponibilizado e a condição de pagamento. 

A análise de crédito é feita com base em:

  • Restrições no nome: se há algum pagamento pendente no nome, registros em algum órgão de negativado (SPC, Serasa);
  • Perfil de crédito: avalia o Score (índice de risco de não pagamento);
  • Capacidade de pagamento: verifica se o valor solicitado não compromete o pagamento das parcelas.

Como conseguir um empréstimo empresarial?

Confirmada a necessidade de empréstimo e a capacidade de pagamento, é hora de avaliar as condições oferecidas pelas instituições financeiras. Caso tenha relacionamento com alguma, não deixe de entrar em contato.

Geralmente, através do site é possível ter acesso a todas informações importantes, simulações e tudo que é necessário para a escolha da instituição. Além disso, algumas também possibilitam realizar todo o processo de forma online, desde o envio da documentação, até a contratação. Bem mais prático, não é mesmo?

Falando em documentação, as instituições precisam entender a situação que a empresa se encontra, se há condições reais, por exemplo, de honrar com os compromissos. Ao checar essas informações, consegue ter maior segurança para fazer a concessão, aumentando o nível de adimplência dos seus clientes.

Desde já, tenha em mãos todos os documentos que são normalmente solicitados pela maioria das instituições.

Documentos necessários

  • CNPJ;
  • RG e CPF dos sócios;
  • Contrato social;
  • Balancete analítico;
  • Balanço patrimonial;
  • DRE;
  • Entre outros, dependendo da instituição.

Quanto mais informações conceder, mais garantias de que a transação é segura. Algumas instituições já pedem plano de negócio, certidão negativa de débitos e outros documentos para assegurar um risco mínimo.

Tipos de empréstimos 

Você conhece os tipos de empréstimos mais comuns?

  1. Empréstimo Pessoal

Contratação simples e rápida, é relativamente acessível. O dinheiro pode ser usado como quiser, sem motivos específicos.

Pela facilidade de concessão, paga-se uma taxa mais alta. O pagamento pode ser feito através de boleto bancário, débito automático ou cheque pré-datado. 

  1. Cheque especial

É o crédito disponibilizado na conta corrente. Fica pré-aprovado um valor que ao zerar o saldo, poderá ser utilizado. 

Essa facilidade traz um dos juros mais altos, já que o banco não tem garantia de que receberá o dinheiro de volta. A ideia é manter-se longe dessa opção.

  1. Empréstimo para Capital de Giro

Algumas instituições financeiras oferecem essa linha de crédito, especialmente para capital de giro, com objetivo de financiar o fluxo de caixa das operações diárias da empresa.

Diferentemente de cheque especial e do empréstimo pessoal, essa linha de crédito é exclusiva para empresa. Possui taxas menores.

  1. Empréstimo com garantia

É um empréstimo com garantia de imóvel, por isso possui taxas baixas. Mas, em caso de inadimplência, o devedor pode perder o bem.

É necessário um bom planejamento financeiro para não correr esse risco.

Qual o melhor local para contratar empréstimo?

Sabendo os tipos de empréstimos e quais se encaixam no perfil da empresa, vamos falar sobre as possibilidades de instituições disponíveis, para que você, caso necessite, consiga fazer a melhor escolha. 

 Algumas opções surgiram nos últimos anos, você já pensou nelas?

Fintech

Além de bancos digitais, oferecem soluções rápidas com autonomia e facilidade ao cliente. Possuem o mínimo possível de burocracia e as taxas de juros são menores.

O modelo de negócio das Fintechs tem como característica o uso da tecnologia. São super focadas em um serviço específico, o que acaba trazendo inovação e qualidade nos serviços oferecidos.

P2P

O processo é totalmente online, porém, não há intermediação de nenhuma instituição financeira. É uma plataforma que conecta investidores e clientes, dentro de um espaço colaborativo.

É uma tendência a procura por este tipo de modalidade, já que possui menos burocracia e menores taxas.

Cooperativas

É uma prestação de serviços oferecidos aos associados de um determinado grupo. Como isso funciona? É necessário comprar uma cota para ter acesso aos benefícios. 

 A cooperativa é uma associação de pessoas que visam uma melhor administração de recursos. A intenção é reunir esforços para facilitar o acesso ao crédito e a outros serviços bancários.

Bancos

São os mais tradicionais e, normalmente, pelo menos em um banco você já tem relacionamento, o que pode facilitar na contratação de empréstimo. 

Mas, isso não é uma garantia de liberação de crédito. Consulte a tabela de juros do Banco Central para analisar melhor as opções.

Pronto para contratar um empréstimo?

Quando atendidas as exigências de documentação, as quais consigam demonstrar garantias necessárias à instituição financeira, será mais simples e rápido o processo de contratação. Como vimos, a tecnologia traz grandes avanços para essa modalidade.

O empréstimo é uma forma de sustentar o negócio. Sendo assim, quando precisar de ajuda com os documentos, não hesite. Procure o Sebrae! O Fampe –  Fundo de Aval criado pelo Sebrae, irá instruir e auxiliar nesse processo.

Confira o vídeo abaixo sobre Crédito Empresarial que lhe ajudará na tomada ou não do crédito.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.