Empreendedor: a profissão do momento

Empreendedor: a profissão do momento

A profissão de empreendedor está cada vez mais em alta. Atingindo a marca de 38% da população, mais e mais pessoas estão aderindo ao mundo dos negócios, tirando suas ideias do papel e colocando a mão na massa para alcançar o tão desejado sucesso financeiro.

Porém, muitos perguntam: o que é ser um empreendedor?

Fique tranquilo, pois aqui vamos lhe responder essa pergunta, além de lhe explicar o motivo por trás da fama da profissão.

O que é ser empreendedor?

Se você for ver a palavra empreendedor no dicionário Aurélio, o famoso dicionário da língua portuguesa, vai ter a seguinte definição: 

“Indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso”.

Em outras palavras, a pessoa que empreende é aquela que vai investir em um negócio, seja ele próprio ou em conjunto, com a finalidade de adquirir retorno financeiro e/ou uma realização pessoal.

Por exemplo, imagine que você tenha um tio ou um amigo que está sonhando em abrir um restaurante. Imaginou? Então, fique certo de que ele está sonhando também em ser um empreendedor!

Porém, para que o empreendedorismo funcione, é preciso pensar fora da caixa, isto é, de forma inovadora. Portanto, vamos te mostrar agora quais características uma pessoa empreendedora precisa ter para que seu negócio seja um estouro.

Você sabe quais são as características de um empreendedor ideal? 

Com certeza você já ouviu falar de alguém que fulano possui um espírito empreendedor. Bem, então claramente esta pessoa possui características essenciais, são elas:

  • Iniciativa;
  • Confiança;
  • Dedicação;
  • Protagonismo;
  • Perseverança.

Isto é, trabalhar nessa área requer uma série de qualidades, já que todo santo dia o indivíduo terá que estar focado e enxergar onde pode inovar e melhorar seu negócio, com a fim de buscar resultados e alcançar crescimento econômico.

Quais são os tipos de empreendedores?

Achou que só existe um tipo? Achou errado! O boom do empreendedorismo no Brasil desencadeou diversas formas de comandar os empreendimentos.

Então, aqui vão os seis tipos brasileiros bem comuns:

Informal

O empreendedor informal é aquele cujo objetivo é garantir o necessário para viver. Ele atende um perfil de quem trabalha por conta própria para suprir suas necessidades, pensando a curto prazo e querendo fazer o “básico”.

Vale ressaltar que o empreendedor informal não é obrigado a realizar registro das suas atividades, logo é um tipo que não enxerga vantagens na formalização do seu negócio.

Individual

Ao contrário do informal, este tipo possui um negócio formal. Na maioria das vezes, o empreendedor individual trabalha sozinho ou com alguns funcionários.

Um fato interessante é que o Governo do Brasil apontou o crescimento do número dessa espécie de empreendedor. No ano de 2020, de 3.359.750 empresas abertas na época, 2.663.309 tinham empreendedores individuais como donos dos negócios, demonstrando um crescimento de 8,4% em comparação ao ano de 2019.

Corporativo ou Intraempreendedor

Este perfil de empreendedor possui como meta o crescimento da companhia na qual trabalha, usando seu lado criativo para resolver problemas internos.

Com qualidades voltadas para planejamento de projetos e estratégia em equipe, as empresas estão procurando cada vez mais esse tipo de pessoa, a fim de evoluir como um todo.

Social

O empreendedor social quer realizar algo bom para o mundo, além de ganhar dinheiro com essa ação.

Dessa forma, este tipo está aumentando com as startups e entre mais novos que estão ligados em causas sociais e comunitárias. Como seu objetivo é altruísta, possuem características visíveis de engajamento e cooperação.

De conhecimento

Como o nome já diz, o empreendedor de conhecimento usa da sua expertise em uma área específica para proliferar seu negócio. A forma com que ele adquiriu esse aprendizado pode ter sido oriundo de algum curso ou algo do meio. 

Por que essa profissão está chamando cada vez mais atenção?

É fato que o empreendedorismo é uma tendência no Brasil, não é à toa que os dados que vem a seguir são um completo absurdo, falando de forma positiva.

De acordo com uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora, a taxa de empreendedorismo é de 38% englobando a população de 18 a 64 anos! E o que isso significa?

Essa parcela está dividida em quatro estágios: empreendedorismo inicial (17,9%, 25,456 milhões), novos empreendedores (16,4%, 22,474 milhões), empreendedores nascentes (1,7%, 2,264 milhões) e empreendedorismo estabelecido (20,2%, 27,697 milhões).

Bem, além de revelar a grandeza do trabalho, mostra de forma visível que não tem hora ou idade certa para começar a empreender, seja a pessoa nova ou velha. Em outras palavras, é uma profissão que dá abertura para todos.

Outro dado bem animador é em relação ao tempo de pandemia que o Brasil sofreu. Na época do estopim do Covid-19, no ano de 2020 para 2021, o Sebrae informou que 25% da população brasileira se envolveu em atividades empreendedoras, com o objetivo de abrir um negócio próprio.

O cenário do empreendedorismo está ficando enorme! E a lógica é que ganhe cada vez mais volume nos próximos anos.

Ainda não está convencido? Então, vou te dar alguns motivos que fazem as pessoas querem ser empreendedores:

  1. Ser seu próprio chefe;
  2. Ter horários flexíveis;
  3. Trabalhar com aquilo que gosta e acredita;
  4. Servir de inspiração para outras pessoas;
  5. Autonomia na hora do trabalho;
  6. Lucrar a partir de uma ideia própria.

O que está esperando para entrar no mundo do empreendedorismo e começar a fazer seu próprio caminho?

Junto com a H4money, a melhor e mais simples plataforma de gestão financeira, você pode ir longe. Monte seu plano de ação e tenha todo o suporte necessário para empreender do jeito certo. 

sistema financeiro
https://h4money.com.br/sistema financeiro para pequenas empresas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.