O que é benchmarking? Importância, como fazer e principais tipos

Benchmarking

No mundo dos negócios, as empresas estão sempre se comparando, principalmente entre concorrentes. A busca contínua pelo melhor desempenho e de ser o líder do setor criou essa necessidade das empresas saberem que é a melhor.

Uma coisa é certa, independente do tamanho da empresa, todas precisam ter a noção de como estão se saindo no seu segmento e o benchmarking é uma ferramenta que além de responder essa questão, ela também aponta formas de melhorar o seu desempenho.

Neste post, você vai aprender o que é benchmarking, a sua importância para as empresas, como fazer, os tipos e exemplos práticos.

Leia até o final e fique bem inteirado sobre essa ferramenta!

O que significa benchmarking?

Benchmarking significa referência ou parâmetro, ou se for traduzir ao pé da letra, seria avaliação comparativa.

Olhando pelo ângulo do significado, a definição mais precisa de benchmarking é que se trata de uma ferramenta que investiga, de forma minuciosa, os serviços, produtos, processos e rotinas de empresas concorrentes de um mesmo setor.

Para isso, utiliza métricas e indicadores, onde é possível criar um nível de desempenho entre as empresas e após análises, comparar e identificar os pontos que precisam ser melhorados. Lembrando que utiliza-se como referência dados de excelência.

Por que é tão importante para as empresas?

 O benchmarking é importante para que o empresário saiba como ele está situado no mercado, em relação à concorrência. Dependendo do seu desempenho, caso esteja abaixo, ele deve procurar se informar das práticas ou processos que os concorrentes mais bem avaliados estão utilizando e tentar implantar na sua empresa.

Outra grande importância do benchmarking é posicionar as empresas do segmento sobre tendências de mercado, prever cenários econômicos, e fazer com que seus participantes se mantenham constantemente atualizados.

O que os empresários têm que manter em mente é a constante busca por melhoria, por que se o nível da performance melhorar para as empresas, aumenta também o retorno financeiro.

Como fazer?

Para realizar um benchmarking será necessário seguir algumas etapas, desta forma quando há uma estrutura predeterminada, é mais fácil tornar a utilização dessa ferramenta como algo que já faça parte da cultura da empresa.

A estruturação de etapas e o uso de metodologias objetivas servem também, para que o resultado seja mais preciso e identifique com mais assertividade quais pontos deverão ser melhorados.

As fases que compõem o processo do benchmarking são planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação.

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Planejamento

  • Identificar os itens que serão comparados, como por exemplo, processos, serviços, práticas etc.
  • Identificar as empresas que são referência do setor.

Coleta de dados

  • Definir o método de coleta de dados e iniciar o processo.

Análise

  • Indicar as falhas de performance ou em quais itens as empresas estão abaixo dos indicadores.
  • Traçar novos indicadores de desempenho.

Adaptação

  • Informar os dados obtidos no benchmarking e receber aprovação.
  • Definir novas metas para o futuro.
  • Incrementar planos de ação.

Implementação

  • Colocar em prática as ações identificadas no Plano de ação e acompanhar o andamento.
  • Redefinir os indicadores de referência.

Quais são os tipos de benchmarking?

Existem alguns tipos de benchmarking, veja a seguir os mais comuns e como são utilizados pelas empresas.

Competitivo

O benchmarking Competitivo usa o concorrente como um modelo de referência. O objetivo é mensurar como o seu serviço ou produto se qualifica, quando disputa diretamente os clientes com a concorrência e tomar decisões para ficar a frente nesse quesito. Faturamento e Crescimento são alguns dados divulgados, que permitem essa comparação.

Genérico

O benchmarking Genérico é usado como referência de melhoria de processos e rotinas empresariais, não levando em consideração empresas do mesmo segmento. Um exemplo seria a análise do fluxo da jornada do cliente, desde a compra até a entrega do produto.

Funcional

O benchmarking funcional é um modelo que uniformiza as etapas usadas em processos empresariais, de forma a melhorá-los mesmo sendo em segmentos diferentes.

Exemplo: Gestão financeira que é um setor de qualquer empresa e de qualquer segmento, porém deve ser executada da melhor forma,

Interno

O benchmarking interno analisa setores internos da empresa, buscando a melhoria de produtividade, lucratividade e outros.

Exemplo: O setor de marketing e comercial de uma empresa de autopeças. Comparando estes dois setores é possível levantar informações de produtividade e retorno de receita.

Cooperação

O benchmarking de Cooperação se dá quando duas empresas cooperam com informações para melhoria mútua, acertando uma parceria.

Exemplo: O setor de produção de uma empresa, com o comercial de outra.

Principais vantagens

  • A empresa passar a conhecer o mercado;
  • A empresa passa a se conhecer melhor internamente;
  • Padronização e profissionalização dos processos da empresa;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de erros;
  • Reconhecimento das prioridades, metas e objetivos da empresa;
  • Melhoria das rotinas e processos empresariais;
  • Novas formas de avaliar-se;
  • Melhor retorno para o cliente.

Principais desvantagens

  • Concentrar demais na concorrência e esquecer suas qualidades internas;
  • Mudar demais pela concorrência e perder a identidade;
  • Os dados utilizados podem não estar totalmente corretos e atrapalhar a análise;
  • Efetuar comparações de forma errônea e prejudicar a empresa.

Preparado?

Benchmarking é uma ferramenta muito eficaz para melhoria dos resultados da empresa e da vantagem competitiva.

É uma técnica que permite que empresas saibam a receita de sucesso de empresas tidas como referências no mercado. Nada melhor que utilizar essa técnica para dar um upgrade no seu negócio, não é mesmo?

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