Como fazer análise SWOT? Conceito e exemplo na área financeira!

análise swot

Antes de falar sobre análise SWOT, precisamos enfatizar que com o seu surgimento dessa ferramenta, o planejamento estratégico passou a ser mais difundido, tornando-se bem mais estruturado nas organizações.

O planejamento estratégico é a fase inicial, na qual são definidas todas as ações que uma empresa irá realizar para atingir seus objetivos.

Com passar do tempo, os processos produtivos e administrativos evoluíram muito com os avanços tecnológicos. Seguindo esta perspectiva, a forma de fazer um planejamento estratégico de uma empresa também evoluiu. 

Na década de 1950, o planejamento era somente financeiro. A partir das décadas seguintes, passou a ser realizado em todos os setores da empresa.

Para se alinhar aos novos tempos, foi preciso deixar de analisar somente alguns setores das empresas,  e implementar o planejamento estratégico como um todo, no qual todos os setores são importantes para a organização. 

Um bom planejamento estratégico leva em consideração mudanças nos cenários internos e externos, apontando possíveis problemas que surjam, e consequentemente, as oportunidades de melhoria.

Diante do contexto histórico do planejamento estratégico e a necessidade de se buscar novas ferramentas de gestão, a análise Swot surgiu aproximadamente na década de 1960 na Universidade de Stanford, como um instrumento de compreensão da empresa, considerando fatores como o ambiente interno e externo, bem como suas forças e fraquezas. 

Esse instrumento ajudou a popularizar ainda mais a ideia de planejamento estratégico, pois se tornou uma ferramenta importante para análise de cenários, muito eficiente para identificar informações voltadas ao direcionamento organizacional.

Ao longo desse artigo conceituaremos a análise Swot, sua importância, como fazer uma Matriz Swot e daremos um exemplo prático.  Aprenda de uma vez!

O que é análise SWOT?

 A Terminologia da palavra SWOT é a junção das iniciais dos termos em inglês: 

• Strengths (pontos fortes), 

• Weaknesses (pontos fracos), 

• Opportunities (oportunidades para o seu negócio)

• Threats (ameaças para o seu negócio).

Como se trata de termos em inglês, a Matriz Swot foi traduzida para o idioma português, sendo nomeada com Matriz FOFA, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Definição de análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão aplicada como instrumento que faz uma detecção dos ambientes internos e externos das empresas, de forma a orientar qual o direcionamento correto, para um bom planejamento estratégico.

A análise é feita numa Matriz SWOT, através do cruzamento das forças e fraquezas organizacionais, verificadas dentro do ambiente interno, mediante às oportunidades e ameaças, identificadas no ambiente externo.

O cruzamento das informações levantadas permitirá o melhor diagnóstico da situação da empresa, que será essencial para a construção de estratégias para que a organização siga em direção às metas estabelecidas.

Ambiente interno

Nesta etapa, deve ser colocada uma lista de fatores internos de como a empresa se vê ou se identifica. Esses fatores serão positivos e negativos.

  • Forças 

As forças enfatizam os quesitos nos quais a empresa se sai melhor frente à concorrência. Quais são as minhas vantagens em relação à concorrência?

  • Fraquezas

As fraquezas levantam problemas que impedem ou atrasam o sucesso da empresa frente à concorrência. Quais são as minhas desvantagens em relação à concorrência?

Ambiente externo

Esta etapa relaciona os fatores externos, positivos e negativos, que podem potencializar ou diminuir as vantagens competitivas da organização.

  • Oportunidades

As oportunidades são os fatores positivos que aumentam as vantagens competitivas da empresa.

  • Ameaças

As ameaças são os fatores negativos que diminuem ou extinguem as vantagens competitivas da empresa.

Qual a importância da análise SWOT no planejamento estratégico?

O planejamento estratégico está presente em todas as atividades da empresa, independente do setor. Ele garante que a rotina seja executada de acordo com o que foi programado. 

Para que tudo aconteça como planejado, o planejamento estratégico tem que ser bem qualificado, levando em consideração fatores na empresa, como concorrência, macroeconomia, demanda, produto, serviço e etc.

A análise SWOT se tornou uma ferramenta importantíssima para o planejamento estratégico, já que lista os fatores positivos e negativos da empresa, analisando os cenários internos e externos. 

Através da Matriz SWOT  é possível elaborar estratégias, cruzando as informações listadas, e dependendo da capacidade de cada empresa de realizar uma boa leitura dos resultados apontados, traçar metas e chegar mais perto de objetivos, de acordo com o que foi desenhado na matriz.

Apesar de não existir ferramenta de gestão que preveja o futuro da organização, a Matriz SWOT, quando bem elaborada, permite que o planejamento estratégico seja alcançado com mais exatidão.

Como fazer uma matriz SWOT?

A estrutura da Matriz SWOT, também conhecida como FOFA,  é divida em 4 quadrantes, cada qual relacionado à situação da empresa, no âmbito interno e externo. Veja abaixo:

Ambiente interno – Forças e Fraquezas

Ambiente externo – Oportunidades e Ameaças

No exemplo abaixo, fica mais claro onde cada fator deve ser alocado.

Análise_Swot

Matriz SWOT no setor financeiro

Anteriormente, mencionamos que todos os setores são importantes numa empresa. Dessa forma, num contexto de planejamento estratégico,  isso é uma verdade. Porém, existe um setor que merece uma atenção especial, que é o setor financeiro.

Agora, você deve estar pensando: esse texto está incoerente. Mas, calma! Ele não está! Explicamos o porquê. 

Não existe planejamento estratégico sem a organização dos recursos financeiros. Nenhum outro setor conseguiria planejar nada sem a autorização do setor financeiro. Quem paga os custos? Quem aloca valores? Entendeu agora?

Depois dos esclarecimentos merecidos, precisamos falar sobre o setor financeiro de uma empresa. 

Hoje em dia, diante de inúmeras crises financeiras pelas quais estamos passando, decorridos da falta de recursos, da inadimplência, da corrupção, da instabilidade política,  dos processos obsoletos, o setor financeiro de uma empresa precisa ser bem analisado, para que o seu planejamento estratégico tenha um resultado mais assertivo.

Ao descrever essas situações de um setor financeiro, certamente você deve ter se identificado com alguma. A seguir, daremos um exemplo prático de como fazer uma análise SWOT de um setor financeiro de uma empresa.

Exemplo prático

João Paulo é gerente financeiro de uma empresa fabricante de autopeças. A empresa está no mercado há mais de 40 anos e possui cerca de 200 funcionários. 

João Paulo trabalha na empresa há dez anos e tem uma equipe composta por:

• Um coordenador, que está na empresa há cinco anos, 

• Um analista financeiro, que está há quatro anos, porém está fazendo trabalho de cobrança, pois o colaborador, que era auxiliar, pediu demissão e ficou no cargo por 5 meses, e o anterior a ele ficou somente 8 meses, e em seguida foi para a concorrência.

João percebe que o índice de inadimplência subiu e está sendo cobrado por isso. Ele sabe que:

• O sistema da empresa está ultrapassado e algumas análises de cadastro de cliente estão ultrapassadas.

• Com a pandemia, os problemas econômicos aumentaram, incluindo casos de inadimplência, até de clientes antigos.

Se você entendeu bem o conceito de análise Swot, vai acompanhar muito bem onde cada fator deve se encaixar na Matriz Swot.

 Relação dos dados levantados do setor financeiro, na Matriz SWOT:

Forças: Vantagens em relação aos concorrentes

• Núcleo da equipe financeira experiente.

• Empresa com anos de mercado

Fraquezas: Desvantagens em relação aos concorrentes

• Rotatividade de colaboradores auxiliares

• Perda de colaborador para a concorrência

• Sistema obsoleto

• Inadimplência alta

Oportunidades: fatores positivos que aumentam as vantagens competitivas no mercado.

• Mercado de autopeças em crescimento

• Clientes da região possuem relacionamento antigo com a empresa

Ameaças: fatores negativos que diminuem ou extinguem as vantagens competitivas no mercado

• Crise financeira

• A Pandemia aumentou a crise econômica e a inadimplência.

Plano Estratégico para o setor financeiro

Na Matriz SWOT foram colocados todos os fatores identificados , positivos e negativos, nos ambientes internos e externos da organização, de forma a identificar quais serão as decisões a serem tomadas no planejamento estratégico do setor financeiro.

O plano estratégico definiu os seguintes planos de ação para melhoria do setor:

• Aproveitar os colaboradores mais antigos do setor e otimizar ao máximo suas habilidades e não desviá-los de função, desmotivando-os. 

• Fazer um plano de carreira para os auxiliares e dar bônus por produtividade, para que permaneçam na empresa e diminuam a rotatividade.

• Comprar um novo programa financeiro, o qual otimize o cadastro e análise de clientes, que esteja sempre atualizado e de acordo com as novas diretrizes de mercado, gerando uma diminuição da taxa de inadimplência.

• Contratar um colaborador especializado para a cobrança.

• Aproveitar que a empresa é antiga no mercado e possui um bom relacionamento com os clientes antigos, para fazer uma negociação diferenciada com os inadimplentes, oferecendo algum desconto ou parcelamento.

• A crise econômica e a pandemia atrapalham a todos. Mas, a empresa de autopeças possui estabilidade no mercado, e ver isso como uma oportunidade para fidelizar os clientes que já possui  e atrair novos é primordial. Portanto, João Paulo se sente estável no cargo e motivado a render mais no setor financeiro.

Feito o planejamento financeiro, deve-se estabelecer o controle dos planos de ação, para verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Caso não estejam, é preciso a correção.

Por fim…

Espero que você tenha chegado até aqui compreendendo o que é Análise Swot.  Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários, nossa equipe prontamente o auxiliará!

Para melhor compreensão, assista a este vídeo do Sebrae sobre a matriz SWOT.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.